Pan 2023: Brasil conquista ouro no vôlei de praia masculino e feminino após 12 anos

Facebooktwitterpinterest

Nessa sexta-feira (27/10), as duplas André/George e Duda/Ana Patrícia conquistaram o lugar mais alto do pódio no vôlei de praia, depois de vencerem as duplas de Cuba, no masculino, e do Canadá, no feminino. A última vez que as duplas brasileiras conquistaram o ouro em uma mesma edição de Jogos Pan-Americanos foi em 2011, no Pan de Guadalajara, no México.

A dupla masculina teve um jogo com sets bastantes diferentes diante da dupla cubana. No 1º, obtiveram uma vitória tranquila por 21/12. Já na segunda parte, os cubanos melhoraram na partida e venceram a dupla brasileira por 21/19. No tie-break, André e George competiram até o fim e contaram com um ataque para fora de Cuba para fechar a partida, vencendo o set final por 15/13. Vitória na raça do Brasil por 2 sets a 1.

Foto – Alexandre Loureiro/COB

No Feminino

Duda e Ana Patrícia tiveram uma partida com menos riscos e mais controlada. Realizaram um primeiro set com maior imposição que a dupla canadense e fecharam a primeira parte por 22/20. No segundo set as canadenses equilibraram mais o jogo, porém na parte final do set a dupla brasileira foi mais intensa e conseguiu vencer o set por 21/18. Fecharam o jogo em 2 sets a 0, coroando uma atuação de gala das meninas.

A conquista dessas medalhas tem uma importância muito grande para o vôlei de praia brasileiro. Isso porque o Brasil, nessa modalidade, não vinha de resultados positivos nos últimos Jogos Olímpicos. As duplas brasileiras não corresponderam às expectativas e não ganharam nenhuma medalha nem masculino e nem no feminino pela primeira vez na história. Então essas medalhas conquistadas no Pan do Chile dão moral e recuperam a imagem do vôlei de praia brasileiro para os Jogos Olímpicos de Paris no próximo ano.

Fotos – Alexandre Loureiro/COB

 

Por Raphael Molinaro – repórter do  Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press e a Universidade Veiga de Almeida. Edição Cris Dissat. Supervisão do Projeto, Daniela Oliveira. Fotos Alexandre Loureiro/COB

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *