Inclusão no Rio Open com o Wheelchair Tennis Elite

Facebooktwitterpinterest

As várias atividades do Rio Open, além dos jogos principais, são sempre envolvidas de muito cuidado e também voltadas à inclusão. Uma das novidades da edição de 10 anos é a realização pela primeira vez do Wheelchair Tennis Elite, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, com a participação de alguns dos melhores tenistas em cadeira de rodas do mundo.

Uma coletiva foi realizada nesta tarde, de quarta-feira, reunindo quatro grandes atletas do torneio.

Conversamos com Daniel Rodrigues, representante brasileiro no torneio. Ele disputou as últimas três Paralimpíadas em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020. Vem de título importante de simples e duplas em Indian Wells e ocupa o top 20 mundial em simples e duplas. Ele soma 76 títulos na carreira, com 32 em simples e 44 nas duplas.

 

Conheça o Perfil dos Participantes

Shingo Kunieda é japonês e conquistou 50 títulos de Grand Slam na carreira, sendo 28 em simples e 22 nas duplas. Ele também tem quatro medalhas paralímpicas de ouro, com Atenas-2004 nas duplas e Pequim-2008, Londres-2012 e Tóquio-2020 em simples. No Rio de Janeiro, ele volta a disputar uma competição após um ano de sua despedida das quadras.

Alfie Hewett é britânico e atualmente ocupa o número 2 do mundo no ranking de simples e número 1 nas duplas. Hewett ostenta 26 títulos de Grand Slam, com oito em simples e 18 nas duplas. Ele conseguiu um grande feito em 2021, quando completou o Grand Slam nas duplas, vencendo os quatro maiores torneios. Em Jogos Paralímpicos, ele ganhou duas medalhas de prata em simples e duplas no Rio-2016, além da prata nas duplas em Tóquio-2020.

Gordon Reid também é britânico e ocupa atualmente o número 5 do mundo em simples, além de ser o número 2 nas duplas. Ele já liderou os dois rankings mundiais do tênis em cadeira de rodas. Reid tem 25 títulos de Grand Slam, sendo dois em simples e 23 nas duplas, na qual fechou o Grand Slam ao lado de Hewett em 2021. Ele foi ouro em simples e prata nas duplas nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, além de conquistar a prata em duplas e o bronze de simples em Tóquio-2020.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Cristina Dissat