Fluminense Comemora Aniversário de Forma Alternativa em Meio à Pandemia

Facebooktwitterpinterest

A pandemia da Covid-19 tem exigido bastante criatividade por parte dos times de futebol, não apenas nas partidas, mas também em outras formas de comunicação do clube com o torcedor. Uma das mais recentes demonstrações de inventividade nesse setor foi no último sábado (25), a comemoração dos 118 anos do Fluminense, completados no dia 21. A programação, chamada pelo clube de “Flu Fest 2020”, incluiu de partida amistosa à Live com artistas e influencers torcedores do time.

Aliando a comemoração de aniversário do clube, com a preparação para o início do Brasileirão, o primeiro evento realizado foi um jogo amistoso contra do Botafogo, que acabou com a vitória do tricolor por 1 a 0, gol de Michel Araújo. A partida disputada no Estádio Nilton Santos foi transmitida pela FluTV no Youtube, assim como todo o evento. Enquanto isso, no estádio de Laranjeiras era preparada uma grande festa para o torcedor.

Evento nas Laranjeiras foi uma celebração à história recente do clube

Apresentado pela influencer Ana Clara Lima, o evento celebrou não só o aniversário do clube, mas especialmente a conquista do Brasileirão de 2010, que completa uma década neste ano. Seguindo os protocolos e segurança, como distanciamento social e uso de máscaras, alguns torcedores fizeram parte do show, em um jogo de perguntas sobre o título de 2010, cada trio de torcedores recebeu o nome de um jogador daquela conquista.

O evento soube muito bem aproveitar o marco de uma década do tri campeonato, trazendo para as comemorações grandes nomes daquela temporada, como Fred e Tartá. Já Washington, Gum e Leandro Euzébio registraram, em vídeo, seus depoimentos celebrando o aniversário do clube. Foi lançado também um livro sobre a conquista de 2010, “Time de Guerreiros: A Epopeia do Tri” foi apresentada pelo autor Dhaniel Cohen e pelo presidente o clube, Mário Bittencourt.

Dhaniel Cohen falou um pouco sobre o processo de produção de seu livro, e como foi lança-lo em meio à pandemia. “O livro foi 100% produzido no período da pandemia. A produção e edição começaram em meados de março, concluindo o trabalho em julho. Fazer um lançamento em uma live, para centenas de milhares de tricolores foi muito especial. Foi diferente, inusitado, mas fez o livro ser falado e inclusive bem vendido na hora, pelo site da loja oficial do clube. Naturalmente não tivemos contato direto com o público, devido a todas restrições do momento atual, mas estar ao lado do presidente e de jogadores que fizeram parte da conquista, alguns virtualmente, foi muito marcante”.

Dhaniel comentou que a live foi muito pensada e planejada. “Ficar quase oito horas no ar, ao vivo, com tanto conteúdo, não é fácil. Mas a Flu Fest, já tão tradicional, não poderia deixar de acontecer. Fizemos todo esforço para entregar ao torcedor o melhor produto possível. Acreditamos que o resultado foi muito bom, não apenas pelo número de visualizações, como também pela repercussão e retorno que tivemos. Hoje, quando se pensa em festas de aniversário entre grandes clubes brasileiros, a Flu Fest é top of mind”, comenta.

Noite termina com música é show de fogos

Fechando a noite de comemorações, o cantor Ferrugem, que sempre falou sobre sua torcida pelo clube, fez um show apresentando seus grandes sucessos e performando alguns cantos da torcida. O cantor interagiu bastante com o público que assistia a live. Um dos pontos altos da apresentação foi o canto do hino do clube. Após o show, houve uma bonita queima de fogos, terminando a festa com brilho no céu.

Vale falar também sobre o engajamento da comemoração na internet. Como o evento foi online, todas as redes sociais do Fluminense exibiam trechos a com partes da live. No Twitter por exemplo, apenas no vídeo da queima de fogos foram mais de 40 mil visualizações.

*fotos divulgação oficial do Fluminense

*Daniel Fernandes, integrante do Projeto Educacional do FimdeJogo com a Agência UVA, da Universidade Veiga de Almeida.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *