Copa do Mundo Feminina: Estreia do Brasil com direito a goleada

Facebooktwitterpinterest

A Seleção Brasileira estreou hoje na Copa do Mundo contra o Panamá e saiu com um placar perfeito de 4×0 para garantir os 3 pontos, com direito a hat-trick + assistência de Ary Borges logo em seu primeiro Mundial. Bia Zaneratto deixou também seu gol, marcando o primeiro dela em Copas.

A coletividade se fez presente e a grande atuação, mesmo diante de uma Seleção inferior, é de se destacar. Apesar de algumas fragilidades aqui e ali, o Brasil permaneceu com seu plano de jogo e garantiu a vitória e o primeiro lugar no grupo F.

Sábado tem mais, com o confronto mais decisivo e difícil desta fase, contra a França, que empatou em 0x0 no seu jogo de estreia contra a Jamaica.

Emoção à Flor da Pele

Antes mesmo da bola rolar, houve muita emoção de ambas as Seleções. Ouvir o seu Hino Nacional, ter a plena consciência de que está na maior competição com sua torcida ali, apoiando é uma sensação, um misto de sentimentos sem tamanho. O elenco do Panamá foi mostrado em lágrimas quando se reuniram para cantar o hino.

E o que dizer das nossas Brasileiras? Exemplos como Adriana e Gabi Nunes encheram as redes sociais com esse momento, ambas em lágrimas por estarem ali, sabendo do tanto que passaram, de todas as lesões que tiveram em períodos importantes e que no final deu certo, que a tão esperada estreia em uma Copa do Mundo, veio aí.

Primeiro Tempo

Agora falando de emoção dentro do jogo, antes da bola rolar, a escalação do adversário apresentou uma linha defensiva de 5 e com isso já era de se esperar um Panamá preparado para se defender.

Já o Brasil começou com Bia Zaneratto na titularidade, junto a Debinha no ataque. Quanto a dupla de zaga, a jovem Lauren foi escolhida para jogar ao lado da capitã Rafaelle. De acordo com as Dibradoras, Kathellen foi poupada pela técnica Pia, depois de sentir uma fisgada e foi preservada.

A Seleção Brasileira começou a partida de forma intensa, eletrizante por assim dizer porque antes mesmo do primeiro minuto, Debinha e Adriana tabelaram e a camisa 11 finalizou para a defesa da goleira Bailey.

Não demorou muito para Ary Borges abrir o placar de cabeça, aos 17 minutos. Em jogada construída pela esquerda, Tamires tocou para Debinha, que cruzou lindamente na área, encontrando a camisa 17 sozinha esperando colocar a bola no fundo da rede, marcando o primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo Feminina de 2023. O primeiro foi especial, mas mal ela esperava o que estava ainda por vir.

Aos 34 minutos, Luana finalizou um chute de longe com destino certo, mas a goleira se esforçou, fazendo uma ótima defesa e mandando a bola para escanteio.

O segundo gol não demorou muito para acontecer e quem estava lá novamente? Ela mesma! Depois de outra jogada pelo lado esquerdo, Tamires cruzou e lá estava Ary Borges para cabecear novamente. A goleira chegou a defender, mas deu rebote, custando apenas da artilheira mandar para o fundo da rede.

Segundo Tempo

No segundo tempo a Seleção manteve seu ritmo e continuou na busca para ampliar o placar que logo não demorou muito. Aos três minutos, veio um gol espetacular e de quebra considerado ainda o mais bonito dessa primeira rodada.

Novamente pela esquerda, Tamires tocou para Debinha que tabelou com Adriana, com a camisa 11 cruzando na área e mais uma vez encontrando Ary Borges, que com toda a categoria de uma craque, deu assistência de calcanhar para Bia Zaneratto, que com facilidade marcou o terceiro da Seleção.

Houve uma chegada perigosa do Panamá, aos 12 minutos, que custou uma grande defesa da goleira Letícia em uma finalização de Baltrip-Reyes e logo mais tarde em uma enfiada de bola das adversárias, quando Riley Tanner recebe livre na entrada da grande área, onde precisou que Letícia se adiantasse e saísse do gol para mandar para longe. Fora isso, a goleira não passou por muitos perigos e assistiu o jogo dentro de campo.

Aos 24 minutos, o grande momento, para fechar com chave de ouro sua grande estreia, veio o terceiro gol de Ary Borges. Geyse entrou no segundo tempo já dando assistência, cruzando para Ary, que cabeceou com maestria, com a bola passando por entre as pernas da goleira panamenha. A camisa 17 ainda levou o prêmio de Jogadora da Partida como o esperado, não é mesmo? Um dia a ser lembrado por ela.

A Rainha Marta ainda teve seu momento em campo, entrando aos 28 do segundo tempo e ainda teve a oportunidade de marcar um gol de falta, mas a finalização saiu fraca e parou nas mãos da goleira. Geyse, Gabi Nunes, Duda Sampaio e Bruninha também tiveram sua chance e entraram em campo.

Superioridade e Coletividade

Mantendo a condução ao longo de todo o jogo, o Brasil apresentou uma boa partida, com a superioridade e coletividade lá em cima. Alguns pontos a serem observados e reavaliados, mas o importante é sempre relembrar que estão no processo de evolução e nesse caminho que estão trilhando, já pode ser tirado muita coisa boa daí.

Recordes e Confronto Contra a França 

Para finalizar, hora de falar de recordes. A CazéTV, um dos meios de transmissão dos jogos da Copa do Mundo, registrou UM MILHÃO de espectadores ao vivo assistindo a estreia do Brasil. Além disso, em tv aberta, a Globo marcou 16 pontos de audiência, a maior do horário desde 2008. E ainda há gente que diga que ninguém acompanha, os tempos mudaram galera e precisamos acompanhá-lo.

O próximo desafio do Brasil, líder do grupo F, é contra a França, no sábado, às 7h da manhã. Dito como o confronto decisivo, a Seleção precisa estar preparada para essa partida, visto que as francesas virão com tudo para sua primeira vitória, para depois de empatar com a Jamaica. A zagueira Wendie Renard, passou por exames após sentir dores na panturrilha no último jogo e pode se tornar uma baixa significativa para as francesas.

Agora é foco total e vai Brasil

 

 

Yasmin Queiroz – integrante do Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press e a Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Daniela Oliveira. Edição Cris Dissat. Acompanhamento Patrícia Bernardo. 

Fotos Thais Magalhães/CBF

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo