Vasco faz homenagem aos 100 anos dos Camisas Negras

Facebooktwitterpinterest

O 12 de agosto foi dia de relembrar o quanto o Vasco foi importante, não só por ter sido campeão carioca em 12 de agosto de 1923, mas pela contribuição na política social de inclusão no país. O clube celebrou o centenário do time que quebrou paradigmas no futebol brasileiro e entrou para a história por ser campeão com um time formado por maioria dos jogadores pretos, pobres e operários. Os “Camisas Negras”, como eram conhecidos, não só ganharam o titulo, como também se tornaram um grande símbolo na luta antirracista no Brasil.

Exposição Camisas Negras

Foi inaugurada a exposição com fotos e informações, e objetos, que relembram a memória dos 16 jogadores, que romperam as barreiras elitistas e racista da década de 1920. quadros sobre a campanha histórica de 1923, seus heróis e fotos restauradas da época; exposição de réplicas históricas do uniforme completo do goleiro e do jogador de linha dos Camisas Negras; inauguração da placa comemorativa ao Centenário dos Camisas Negras na entrada da social; e exibição do documentário ‘Camisas Negras – Uma jornada histórica’, feito pelo Ciclo de Oficinas (projeto social do Vasco).

Familiares receberam a medalha Pai Santana de Honra ao Mérito e a cópia da camisa usada naquele ano. E também foi inaugurada a  placa que  celebra o centenário do título e a contribuição do Vasco na luta contra o racismo.

A exposição passa a fazer parte do Tour da Colina Exposição que pode ser visitada a partir deste fim de semana até 20 de agosto.

 

  • Dias e horários: terça-feira a sábado (das 10h às 16h) | domingo e feriados (das 10h às 12h)
  • Espaço Experiência, uma das atrações do Tour da Colina, em São Januário
  • Endereço: Avenida Roberto Dinamite, 10 – Vasco da Gama/RJ
  • Preço: Ingresso: R$70 (inteira) | *confira as condições de gratuidade e meia-entrada no site do Vasco
  • Mais informações: 21 92020-9363 (Whatsapp)

O Filme

O presidente do Vasco, Jorge Salgado, anunciou que será feito o filme que conta a história dos Camisas Negras, dirigido pelo ator e diretor Lázaro Ramos. O evento foi finalizado com a exibição do documentário: Camisas Negras – Uma Jornada Histórica, que foi produzido pelos alunos da turma de audiovisual do  projeto social do Vasco da Gama. A Exposição fica em São Januário até o aniversário do Clube.

 

Reportagem e fotos Anna Lemos, do Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press e a Universidade Veiga de Almeida. Edição Cris Dissat. Supervisão Daniela Oliveira.

 

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo