Nesta segunda (18/03), Botafogo, Flamengo e Fluminense conheceram seus adversários pela fase de grupos da Copa Libertadores da América 2024. O sorteio ocorreu em Luque, no Paraguai, sede da Conmebol.
Além de Botafogo, Flamengo e Fluminense, o Brasil tem mais quatro representantes: Atlético Mineiro, Grêmio, Palmeiras e São Paulo.
Grupo A – Fluminense
Atual campeão da Libertadores, o Fluminense já tinha lugar definido como cabeça de chave do grupo A.
Apesar de contar com times bem conhecidos e tradicionais, não é um grupo que cause pânico aos torcedores. Poderíamos até chamar de “grupo dos sonhos”? Afinal, o tricolor não terá o adversário altitude pela frente e não precisará fazer viagens tão longas.
Cerro Porteño (Paraguai), Alianza Lima (Peru) e Colo Colo (Chile) foram os times sorteados para compor o grupo do tricolor.
Grupo D – Botafogo
Classificado pela Pré-Libertadores, o Botafogo ficou no pote 4 e corria o risco de entrar no grupo de um brasileiro. O que não aconteceu. O alvinegro foi sorteado para o Grupo D.
O Botafogo irá enfrentar a LDU (Equador), assim como no ano passado pela Sul-Americana, além de jogar contra o Junior Barranquilla (Colômbia) e Universitário (Peru).
Grupo E – Flamengo
Sorteado para ser o cabeça de chave do Grupo E, o Flamengo também não pegou um grupo tão forte, mas jogará em dois locais de altitude.
Bolívar (Bolívia) e Millonarios (Colômbia), sorteados para o Grupo E, mandam seus jogos na altitude. O Palestino (Chile) é o outro adversário do rubro-negro.
Mesmo com a altitude, o Flamengo não deve ter problemas para avançar às Oitavas de Final, teoricamente.
Datas
A primeira rodada da fase de grupos será realizada logo na primeira semana de abril. A sexta e última rodada desta fase ocorrerá na última semana de maio.
O Fluminense iniciará sua caminhada na Libertadores fora de casa contra o Alianza Lima, do Peru. O Flamengo também fará sua estreia fora de casa contra o Millonarios, na Colômbia. Apenas o Botafogo vai estrear diante de sua torcida. O alvinegro enfrentará no primeiro jogo o Junior Barranquilla, no Nilton Santos.
Domínio Brasileiro
Antes mesmo de começar a competição mais cobiçada da América, os torcedores brasileiros têm motivos para ficarem empolgados.
O retrospecto recente é muito favorável ao Brasil. Os últimos seis campeões da Libertadores saíram do Brasil: Flamengo (2019 e 2022), Palmeiras (2020 e 2021) e Fluminense (2024).
Local e Data da Final
A Conmebol anunciou que a final da Libertadores será em Buenos Aires, mas ainda sem estádio definido. A decisão do título está marcada para o dia 30 de novembro.
Por João Pedro Faria – repórter do Fim de jogo, integrante da DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.