Semana movimentada para as Guerreiras do Brasil. Há pouco mais de 100 dias da Copa do Mundo Feminina, a Nike divulgou nesta segunda-feira, 3 de abril, os uniformes que serão usados na competição. A Copa acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia e terá início no dia 20 de julho. (Crédito da foto: Divulgação Nike)
Antes do torneio, durante a Data Fifa de abril, a Seleção Brasileira tem dois desafios pela frente: a disputa da Finalíssima e um amistoso, nos dias 6 e 11 de abril, contra Inglaterra e Alemanha.
Finalíssima e o Amistoso
O torneio acontece pela primeira vez no futebol feminino. Ele marca o encontro entre o vencedor da Copa América (Brasil) e o da Eurocopa (Inglaterra). O Brasil conquistou seu oitavo título da Copa América e a Inglaterra ganhou pela primeira vez o título da Eurocopa.
O jogo acontecerá no estádio em Wembley, que tem capacidade para 90 mil torcedores. Com os ingressos esgotados desde janeiro, a expectativa é de casa cheia, com recorde à vista.
A disputa pode ser um grande teste para a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. O Brasil tem alguns desfalques importantes, o que acabou obrigando a técnica Pia Sundhage a realinhar o time. Muitas lesões estão prejudicando o time, que tem a goleira Lorena, a zagueira Tainara, a atacante Debinha e a camisa 10, Marta, no departamento médico.
Já o amistoso contra a Alemanha, será no estádio Max Morlock, na casa da seleção alemã, às 14h e terá a transmissão da Rede Globo. Este será o último amistoso antes da tão esperada Copa do Mundo Feminina.
Novo Uniforme: Homenagem à Biodiversidade da Amazônia
O novo uniforme da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo foi divulgado em parceria com a empresa de materiais esportivos, Nike. A novidade do novo modelo traz a homenagem a biodiversidade do país e da Amazônia.
A camisa principal amarela traz detalhes de verde na gola e nas mangas, além da textura discreta das folhas da flora amazônica como estampa da camisa. Os shorts são azuis com a numeração em verde, enquanto as meias brancas têm detalhes em verde e azul.
Já o reserva continua na cor azul e traz em suas mangas a folhagem tropical, com o calção branco apresentando a numeração em verde e o meião azul com detalhes em verde e amarelo. Os meiões levam a escrita “Brasil” na parte de trás. Na parte interna das duas camisas, a frase “Mãe Natureza” está escrita em uma referência especial a floresta e seu bioma.
Pela primeira vez, além do design exclusivo, não terá as cinco estrelas conquistadas pela Seleção Masculina. Esse foi um pedido das jogadoras, focando na construção da sua própria história.
A Nike também informou que o modelo possui uma nova tecnologia feita especificamente para as mulheres: um novo material, com 4D e design digital de última geração para trazer ajustes das peças, pixel por pixel e dando resistência a mobilidade, com o intuito de permitir que o corpo ventile, sem nenhuma interferência.
“O maior palco do esporte mundial merece a mais inovadora tecnologia. Este ano, todas as coleções das Seleções da Nike contam com a nova tecnologia DRI-FIT ADV, a mais moderna inovação da marca em termos de material de alto desempenho, projetada para se ajustar ao corpo em movimento. Durante a criação do material para os novos uniformes, os designers da Nike priorizaram mobilidade, ventilação e, principalmente, a sustentabilidade”, descreve a fornecedora do material esportivo.
Além disso, a Nike traz também uma inovação no desenvolvimento de uma tecnologia para as mulheres. Uma proteção foi elaborada para ser usada por baixo dos shorts de jogo, servindo para que as atletas se sintam confortáveis em seu período menstrual.
“Seguindo o feedback das atletas, a Nike desenvolveu o Nike Leak Protection: Period, inovação menstrual integrada ao Pro Short que elas já conhecem e amam e que podem ser usadas debaixo do calção de jogo”.
Os uniformes da Nike terão escudos das confederações, Swooshes (logomarca da Nike) e acabamentos feitos com 100% de materiais reciclados, com um olhar para o cuidado ao meio ambiente e a sustentabilidade. Toda a linha de vestuário de futebol da Nike é produzida com pelo menos 80% de material reciclado.
A pré-venda está disponível para os membros da Nike no site até o dia 18 de abril. A venda geral terá início em junho no Brasil.
Atletas Convocadas:
Apesar dos muitos desfalques, a Seleção traz dois novos nomes para representar a amarelinha e também tem o retorno de jogadoras importantes.
A goleira Camila e a meio-campista Aline Gomes estão tendo a primeira oportunidade. As duas atletas foram convocadas pela primeira vez. Já nomes conhecidos da torcida estão voltando, como Antonia, retornando de lesão, Andressa Alves, Duda Santos e Luana, que foram chamadas para as vagas de Nycole, Marta e Duda Sampaio, respectivamente.
Lista das convocadas:
- GOLEIRAS: Letícia I., Luciana e Camila
- ZAGUEIRAS: Antonia, Lauren, Kathellen, Tamires, Rafaelle, Tarciane, Yasmim, Bruninha e Fê Palermo
- MEIO-CAMPISTAS: Adriana, Aline Gomes, Ana Vitória, Ary Borges, Kerolin, Duda, Ingryd, Gabi Portilho, Luana, Andressa Alves e Duda Santos
- ATACANTES: Bia Zanerato, Geyse, Gabi Nunes
Desfalques para Data FIFA:
- Lorena – Estiramento de grau 2 no ligamento cruzado anterior (LCA) – Fora da Copa
- Marta – Lesão no bíceps femoral da posterior esquerda
- Tainara – Lesão no tornozelo
- Debinha – Estava lesionada na época da convocação, mas voltou a treinar pelo seu clube
- Duda Sampaio – Lesão de musculatura adutora da coxa esquerda.
- Ludmila – Rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA) – Fora da Copa
- Nycole – Sinovite no joelho esquerdo
Por Yasmin Queiroz – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.