O dia 4 de novembro ficará marcado pela eternidade na história do Fluminense e de sua torcida. O título da Copa Libertadores, obsessão do clube, acarretou desde o dia da conquista, diversos focos de festas. Mas era preciso marcar ainda mais esse dia e dividir com os torcedores que não puderam estar no Maracanã.
Foi então que, a diretoria do Fluminense, junto à Prefeitura do Rio, organizou o “Desfile dos Campeões” no domingo (12/11). E o resultado não poderia ser outro: Muita festa, celebração e euforia.
O trio elétrico com os jogadores e comissão técnica saiu da Praça XV às 8 horas da manhã, já com uma grande concentração de tricolores pelas ruas. Durante o percurso, auto falantes com músicas, bateria e grupo de pagode traziam a torcida pra cima.
Jogadores e torcida estavam em completa sintonia. Os integrantes do elenco foram muito ovacionados e o jargão “vitória, Fluminense” do treinador Fernando Diniz, foi repetidamente gritado pelos torcedores.
Torcida do @FluminenseFC festejando o Título da #Libertadores no Centro do Rio. @fimdejogo pic.twitter.com/10ftnoruuM
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) November 12, 2023
Provocações
Como de costume em celebrações de times brasileiros, não faltaram provocações aos rivais. Ora puxada pelos torcedores, ora pelos jogadores do Fluminense. Todas de maneira sadia e em tom de brincadeira.
Clima e estimativa de público
Com a temperatura na casa dos 40 graus, os termômetros apontaram como um dos dias mais quentes do ano na cidade. Mas isso não espantou a torcida tricolor. Segundo a Polícia Militar 100 mil tricolores participaram da festa. Já o clube, em suas redes, divulgou o dobro deste número.
Princípios de confusão e casos de furto
Tem se tornado rotina episódios de brigas e furtos quando se trata de grandes eventos no Rio de Janeiro. Em pelo menos três momentos jogadores e organizadores do evento pediram calma a torcida e repudiaram o empurra-empurra. Apesar disso, em nenhum momento a força policial foi exigida.
Próximos compromissos
Após a Data Fifa, o Fluminense enfrenta o São Paulo no Maracanã. O jogo será marcado pela entrega das faixas entre o campeão da Libertadores e Copa do Brasil respectivamente. Mas o foco principal do time é o mundial. E já tem data para o jogo do tricolor. Dia 18 de dezembro, às 15 horas. O adversário ainda não foi definido.
Por João Pedro Faria – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Edição Cris Dissat, supervisão do Projeto Daniela Oliveira