Nessa segunda-feira (24/10), o Vasco voltou a estar em quadra na elite do Basquete Brasileiro. Foi o retorno ao NBB em um jogo muito difícil, porque encarou o Minas, em São Januário. O jogo marcou o retorno também à quadra de São Januário, depois de quatro anos (fotos – Mauricio Almeida/Vasco)
1º e 2º Quartos: Equilíbrio
As equipes começaram bem o jogo, o Vasco aproveitou a pressão e o apoio de sua torcida para ir para cima. Em contrapartida, a equipe do Minas, mais entrosada e cascuda, soube segurar bem o ímpeto vascaíno.
O placar mudou de mão algumas vezes durante a primeira parte do jogo. Ao final do 2º quarto, o resultado tinha uma diferença de apenas 1 ponto e terminou Vasco 35×34 Minas.
|2°Q| Sequência de cestas de 3 do Vasco. Torcida vai ao delírio.
Vasco 27×20 Minas#VASxMIN#NBB#Basquete @fimdejogo pic.twitter.com/9oXTHL6E9O
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) October 23, 2023
Vasco em Construção
Minas voltou melhor para o 3º quarto e ainda contou com o alto número de erros da equipe do Vasco. Além dos passes, as construções das jogadas precisam melhoria e aperfeiçoamento, também previsível. O Minas, que tem uma equipe já bem consistente e já vem com bons resultados nos primeiros jogos da NBB não deu espaço e chegou a abrir 16 pontos na frente, dificultando a reação vascaína. No último quarto, o Vasco até chegou a diminuir, mas já era tarde. Placar final: Vasco 60×72 Minas.
Técnico Léo Figueiró falou sobre o sentimento de estar no comando técnico do basquete do Vasco.#VASxMIN#NBB#Basquete @fimdejogo pic.twitter.com/MQlHJxWLi5
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) October 24, 2023
Torcida de volta à quadra
Torcida do Vasco volta a São Januário e fez a parte dela, inclusive entendendo que o momento não é de só conseguir resultados, mas de ocupar o espaço na NBB.
O ginásio recebeu um ótimo público, com 1100 pessoas presentes. A torcida do Vasco esgotou os ingressos disponíveis para o jogo de forma antecipada. Mesmo com a derrota, aplaudiu demais a equipe, mostrando que estará junto com o time nessa retomada a NBB. Estavam em São Januário acompanhando a partida os ídolos vascaínos Pedrinho, candidato à presidência do clube, e Felipe Maestro. Os dois tiraram muitas fotos e atenderam a torcida vascaína
A torcida também será importante nos jogos em casa nesse retorno do Vasco. Ao final do jogo, o técnico Léo Figueiró agradeceu aos torcedores que estiveram em São Januário e frisou que eles serão muito importantes durante toda a caminhada do Vasco nessa temporada. Ele também falou sobre o sentimento em assumir o comando de uma equipe como o Vasco, no ano de retorno ao campeonato nacional.
Por Raphael Molinaro – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Edição Cris Dissat e Patrícia Bernardo. Supervisão do Projeto, Daniela Oliveira.