Não era a programação que o pessoal esperava e mesmo com as mudanças no intervalo foi complicado para o Flamengo, que começou com muitos titulares no banco. Teve muito jogador do Córdoba no chão, pênalti marcado, pênalti desmarcado, lambança com demora na resolução da arbitragem, bolas na trave, acerto da rede do gol, Pedro de volta, Rossi salvando… Mas o que o Flamengo precisava, que era gol, não conseguiu.
Durante o jogo a Torcida apoiou e em vários momentos subiu bastante o tom, empurrando o time, mas o ahhhhhhhhhhh se repetiu inúmeras vezes. Só não repetiu mais do que os escanteios cobrados de forma igual e com defesa igual. Foram, pelo menos, duas sequências de três cobranças seguidas.
Derrota que pode complicar bastante o andamento da Libertadores. Agora é ver como serão os próximos jogos.
Primeiro tempo foi para a Torcida do Flamengo esquecer. Depois de um gol marcado na cobrança de pênalti, outro ataque já no final do primeiro tempo pegou todo mundo de surpresa. Terminar a primeira etapa perdendo por dois gols – Heredia e Florentín – foi uma ducha de água fria.
No gol de pênalti a Torcida do Flamengo reagiu bem, gritando o nome do time etc, já o segundo – depois de muitas chances perdidas – já foi mais complicado. (fotos de jogo, Celso Pupo/DC Press)
Campanha contra o Racismo
O mais importante não é mensagem, nem multa, é ação de verdade. Multa revertida para entidades e ongs, para campanhas entre os clubes e torcedores. Só se posicionar no centro do gramado e com mensagem no telão não é suficiente.
Mosaico do Flamengo
A chuva parecia que iria atrapalhar, inclusive na chegada dos torcedores para a montagem do Mosaico que estava preparado, mas deu tudo certo, o pessoal entrou e as peças que sairam do lugar com a chuva foram recolocadas.
Público e Renda
As informações se misturavam e ter certeza do público que estaria no Maracanã não foi tão simples. Então foi melhor ir acompanhando aos poucos e ficar de olho no movimento.
Tivemos um ótimo público. No total foram 56.515 presentes, 53.095 pagantes e renda R$ 3.113.631,75.
Previsão do Tempo e a Complicação da Cobertura
O Serviço de Meteorologia do Rio de Janeiro e demais ferramentas de previsão do tempo tinham avisado que vinha chuva. No primeiro momento a estimativa era de temporal com raios e trovões por volta das cinco da tarde. Só que nessa hora, o previsto não veio, mas o tempo abafou muito e isso era sinal que ela estava a caminho.
Era oito da noite quando os pingos começaram e dava para ver muitos relâmpagos e trovões ao longe. Não demorou muito a chuva chegou e em relação aos jogos da Libertadores temos um problema. Isso porque geralmente tentamos contar a história da partida do lado de fora, filmando como sempre fazemos. Na Libertadores complica, porque a Conmebol proíbe qualquer vídeo a partir do momento que entramos no estádio. Só quem tem direitos de imagem é que podem. Nós, e muitos colegas, não podemos nada, a não ser foto.
Acreditem, mas volta e meia, fiscais ficam andando na Tribuna de Imprensa na caça a quem não está cumprindo as ordens. Não consigo entender se alguém vai deixar de ver uma transmissão na televisão para um vídeo de celular. Nossa ideia sempre foi outra e antigamente podia filmar as torcidas… agora nem isso.
Quem também teve uma mudança de rota no trabalho foi a turma da montagem do mosaico. A chuva parou um pouco antes das nove da noite e o trabalho foi rearrumar as peças do mosaico.