O Fluminense entrou em campo na noite desta terça-feira, 8 de agosto, em busca da vaga nas Quartas de Final da Libertadores. O jogo de ida contra o Argentino Juniors foi 1 a 1. Portanto, só a vitória interessava e ela foi suada. O alívio só veio no final com o primeiro gol aos 40 minutos do segundo e o segundo já nos acréscimos. No final: 2 a 0. (Fotos: Celso Pupo)
Sofrido, mas Final Feliz
A chuva ensaiou cair no Maracanã antes da bola rolar, mas nem isso desestimulou a torcida tricolor, que compareceu e fez uma bonita festa para recepcionar o time, com balões verdes e brancos.
O Fluminense parecia que ia seguir a empolgação do seu torcedor. Começou bem, pressionando o time argentino, mas aos poucos foi tendo dificuldades na partida e viu o Argentino Juniors assustar pelo menos umas duas vezes.
A bola constantemente recuada para o goleiro Fábio e a lentidão na saída de bola começaram a irritar a torcida. Era um misto de cantos, “êêê” quando o time roubava a bola e “ahhh” quando perdia.
Mesmo com um pouco de dificuldades, o Fluminense teve chance de abrir o placar ainda no primeiro tempo. Em uma delas, o goleiro argentino saiu da área para tentar atrapalhar e Cano ficou com o gol aberto, mas não aproveitou. No final do primeiro tempo, vaias que pareciam que era para o time, mas depois percebemos que era para arbitragem mesmo.
A volta para os 45 minutos finais foi também de um Fluminense tentando pressionar, mas o panorama era muito semelhante ao do primeiro tempo. O Argentino Juniors, por sua vez, mantinha a mesma postura em campo, inclusive a famosa catimba argentina.
O torcida agoniada que o gol não saída e ficava ainda mais nervosa conforme o tempo ia passando e o jogo se encaminhando para os pênaltis. Mesmo das tribunas dava para sentir a angustia que vinha das arquibancadas. Cada lance, cada bola perdida ou retomada, dava para perceber no grito do torcedor.
Até que aos 40 minutos, o alívio com Samuel Xavier, que aproveitou bola que sobrou dentro da área e marcou. Para explosão da galera. Já nos acréscimos John Kennedy sacramentou a classificação.
Público e Renda
Tivemos um excelente público no Maracanã. No total, 61.396 presentes, sendo 55.855 pagantes. A renda foi de R$ 3.759.791,50.
Observamos também ao longo do jogo algumas confusões nas arquibancadas, tanto no setor do Fluminense quanto no da torcida do Argentino Juniors. O mais preocupante foi na torcida argentina. Os comentários foi de que um torcedor foi atingido por um tiro da polícia. Mas não sabemos se essa informação é verídica.
Movimentação e Trânsito no Entorno
A gente sempre pede para o torcedor chegar cedo e, dessa vez, o pessoal chegou. Antes mesmo das 17h, a movimentação nas ruas no entorno do Maracanã já era grande.
As interdições, que foram antecipadas e começaram por volta das 16h, podem ter influenciado os torcedores a chegarem mais cedo também.
Quem se programou, fez bem, pois o trânsito estava bem complicado. Ainda mais com a chuva fina que caiu duas horas antes da partida.
As ruas na esquina da São Francisco Xavier ficaram bem lotadas, principalmente a rua do Bar dos Esportes, em frente ao setor Sul. Foi impossível passar por ela devido a quantidade de torcedores. Mas o pessoal deixou para entrar em cima da hora. Faltavam meia hora para o início do jogo e ainda havia muitos espaços nas arquibancadas.
Para essa partida, as bilheterias do Maracanã só ficaram abertas até as 13h.
Texto Patrícia Bernardo. Participaram da cobertura o estagiário Antonio Brenna e o fotógrafo Celso Pupo.