Casa Brasil e a Cultura nos Jogos de Paris 2024

Facebooktwitterpinterest

Em todos os Jogos Olímpicos ou Panamericanos, os países envolvidos procuram contar um pouco da sua história e sua cultura. Isso é uma das filosofia dos Jogos. Quem vivenciou a Rio 2016 pode ver tudo isso muito de perto. Nos Jogos Panamericanos no Chile, em 2023, somente o Brasil teve uma casa específica para receber atletas, imprensa, autoridades e convidados.

Em Paris, novamente os países estão contando suas histórias e falando sobre as suas culturas. A Casa Brasil vem recebendo atletas para entrevistas, encontros, podcasts e para um momento de sentir em casa no meio de tanta pressão. (fotos: João Gabriel/COB)

Vejam o vídeo de um destes momentos no canal do Time Brasil no Youtube neste link.

Casa Brasil em Paris: Um Pedaço do Brasil na Cidade Luz

Localizada no Parc La Villette, na Zona Norte de Paris, a Casa Brasil está sendo o ponto de encontro das atividades culturais e esportivas brasileiras durante os Jogos Olímpicos. De 27 de julho a 11 de agosto, das 13h às 21h, estará aberto ao público.

Principais Atrações e Atividades:

  • Transmissões ao Vivo: Com telões e a presença do Movimento Verde e Amarelo uma atmosfera de torcida, os visitantes poderão assistir às competições olímpicas e torcer pelo Time Brasil em tempo real.
  • Presença de Atletas: Estarão presentes medalhistas e atletas como Jackie Silva, campeã olímpica no vôlei de praia, e Raí, do futebol brasileiro.
  •  Shows com samba, forró, axé e outras manifestações culturais fazem parte da programação
  • Gastronomia: Degustação de pratos típicos como feijoada, acarajé e a famosa caipirinha, oferecendo uma verdadeira viagem pelos sabores brasileiros. Se forem iguais ao do Chile…. recomendamos hehe.
  • Atividades interativas com esportes como altinha, frescobol, golzinho e três cortes, além de competições de passinho.
  • Espaço para a prática de futebol, vôlei de praia, basquete e skate, incentivando a prática esportiva entre os visitantes.

Outros Detalhes

Estrutura e Sustentabilidade: A Casa Brasil contará com um túnel imersivo que, através de painéis interativos, mostrará a biodiversidade e a cultura brasileira. A estrutura foi pensada para atender aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com iniciativas para a redução de emissão de CO2.

Festival Olímpico Parque Time Brasil

Quem está assistindo de longe tem aproveitado o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, onde acontece Festival Olímpico Parque Time Brasil. De 20 de julho a 11 de agosto, este evento promete trazer a emoção das Olimpíadas diretamente para o público brasileiro e ser uma extensão da experiência Olímpica. Se não estivermos enganados, isso faz parte do Projeto para trazer os Jogos Panamericanos para o Brasil.

Principais Atrações e Atividades:

  • Transmissões ao Vivo: Com telões espalhados pelo parque, o público poderá acompanhar as competições olímpicas e torcer pelo Time Brasil.
  • Shows Musicais: Artistas renomados como Toni Garrido, Diogo Nogueira, Seu Jorge e Alexandre Pires estão entre as atrações.
  • Clínicas Esportivas: Atividades interativas para todas as idades, promovendo a prática de esportes como futebol, vôlei de praia e basquete.
  • Gastronomia Internacional: Stands com comidas típicas dos países participantes dos Jogos, proporcionando uma experiência culinária diversificada.

Informações

  • Dias e horários: terça a domingo, das 10h às 22h.
  • Algumas atividades e áreas do festival são gratuitas, mas outros é preciso comprar ingresso que são vendidos pelo site da Ticketmaster.
  • Acessibilidade e Conforto: O Parque Time Brasil foi projetado para ser acessível a todos, com rampas, banheiros adaptados e intérpretes de libras. Além disso, o espaço é pet friendly, permitindo a entrada de animais de estimação, desde que respeitadas algumas regras de segurança.
  • Descontos e Promoções: Há descontos disponíveis para estudantes, idosos e pessoas com deficiência (PCDs).
  • Os ingressos podem ser comprados com cartão de crédito ou no PIX.

 

Apuração Rafael Barros, edição Cris Dissat – repórter do Fim de jogo, integrante da DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo