Websummit Rio 2024, Tecnologia e Esporte

Facebooktwitterpinterest

No primeiro momento você pode pensar o que um evento de tecnologia estaria em uma  reportagem publicada em um blog na área esportiva. Mas não é preciso pensar muito para encontrar as respostas de porque estamos acompanhando o Websummit Rio 2024.

Alguns pontos simples para entenderem o motivo. Dentro da programação do evento estão previstos debates com a presença de Diego Ribas; Marcos Senna, do Flamengo; Luiza Sá, repórter da UOL (que esteve em reportagem que publiquei no IJNet, sobre mulheres no jornalismo esportivo), entre outras. Esporte e tecnologia já andam juntas há muito tempo, mas ainda existe uma resistência muito grande em entrar nesse mundo e entender.

Outro ponto que sempre falamos é sobre a importância de o jornalista esportivo entender acompanhar os avanços na área e como isso pode impactar o seu dia a dia. Se entender, fica mais fácil ver a importância de cobrar os respectivos órgãos responsáveis por uma internet, tomada suficiente para vários equipamentos e estruturas ideais para o trabalho nas coberturas esportivas.

Entender e ouvir sobre inteligência artificial, os avanços na área do digital e como podem ser úteis como ferramentas de marketing, audiência, mercado etc precisam estar no radar tanto de quem já está no mercado há muito tempo como da turma nova que está entrando nesse mundo. Também é preciso ouvir sobre as redes sociais, o momento e como agir com influenciadores (press conference com Bianca Andrade) e o que está mudando na área de vídeos, como sobre o Tik Tok.

Se você vai usar ou não algumas dessas ferramentas não entra na discussão, porque  já está mais do que na hora – ou melhor já passou da hora – de entender sobre o tema e fazer parte da discussão dos jornalistas esportivos. O assunto precisa ser abordado da mesma forma que se estudam os torneios, as histórias olímpicas, o trabalho de assessoria de imprensa e por ai vai. Talvez, no primeiro momento você não entenda as linguagens, terminologias e experiências que são passadas, mas a medida que vai escutando e acompanhando, o cenário muda.

Já pensaram o quanto já se caminhou nessa área sem que possamos discutir as melhores escolhas, ou até as escolhas possíveis?

É isso que estamos acompanhando durante os dias 15 a 18 de abril, no Riocentro, no Websummit Rio 2024. Aprendendo para ver o que virá pela frente. Mas precisamos de mais e, por isso, estamos pensando e formas de transformar tudo isso na prática. É só aguardar que, com certeza, teremos novidades.

Sala de Imprensa

Se você está satisfeito com a estrutura atual de trabalho, é bom rever seus conceitos. Precisamos do básico e isso que temos que correr atrás para uma estrutura melhor.

Lógico que o espaço de Media dentro do Websummit Rio 2024 é um outro muito, mas vários pontos precisam ser observados e que devem ser considerados como um primeiro passo.

 

 

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Cristina Dissat