As meninas do vôlei de quadra estavam invictas nas Olimpíadas de 2024 e a confiança de chegar à final dos Jogos Olímpicos era grande por tudo o que elas vinham apresentando ao longo da competição. Por isso, ver o sonho do Ouro Olímpico ir embora, mais uma vez contra os Estados Unidos, é frustrante. (Fotos: Alexandre Loureiro/COB)
Vale ressaltar que a Seleção Brasileira teve muita gana e lutou muito no jogo, conseguindo levar para o tiebreak. Mas hoje parecia que não era dia, principalmente de Gabi. Ela sempre é um dos destaques da equipe, mas hoje a capitã não esteve bem. Ao final do jogo, ela mesma admitiu que não estava no seu melhor dia.
O resultado final foi por 3 sets a 2 para os Estados Unidos com parciais de 23/25, 25/18, 15/25, 25/23 e 11/15.
Brasil Sai Atrás, Mas Reage e Empata em Sets
No primeiro set, os Estados Unidos começaram com um ritmo muito forte, abrindo cinco pontos de vantagem. Porém, o bloqueio do Brasil passou a funcionar de forma impressionante e a equipe reagiu na partida. No entanto, as americanas conseguiram retomar a liderança do placar e fecharam o primeiro set em 25 a 23.
Já em desvantagem, a Seleção Brasileira não deixou barato e voltou para o segundo set disposta a empatar o jogo. Ana Cristina passou a se destacar em inúmeros ataques e o bloqueio continuou sendo um ponto forte da equipe de Zé Roberto, que fechou o set em 25 a 18.
Muita Emoção no Terceiro e Quarto Sets
Depois de um segundo set muito intimidador das brasileiras, foi a vez da adversária impor seu ritmo, com uma defesa muito forte e ataques bem direcionados. O Brasil, por outro lado, também acabou cometendo falhas que custaram caro. Não conseguiu encostar no placar e as americanas venceram por 25 a 15.
Sem dúvidas o quarto set foi o mais emocionante da partida, até por se tratar de vida ou morte para a Seleção. O que se viu foram duas das melhores seleções do planeta praticando um voleibol de altíssima qualidade, sem ninguém conseguir abrir qualquer vantagem. E para nossa felicidade, quem saiu vencedor foi o Brasil.
O ponto da vitória no set foi chorado e sofrido. Em uma bola muito disputada, Ogbogu acabou invadindo a quadra brasileira. Mas o Brasil teve que esperar para comemorar o set. Os estadunidenses pediram desafio por um suposto toque na rede. No final, o vídeo mostrou que o toque não aconteceu e set brasileiro. O placar de 25 a 23, levou a partida para o tão nervoso tiebreak.
O Tiebreak
Um dos piores sets de se acompanhar no vôlei é o tiebreak. É um set curto e nervoso, até quando a gente vai bem. O que não foi o caso nesta Semifinal. Até porque do outro lado tinham as americanas. Não era uma seleção qualquer.
Apesar do início ter sido ponto a ponto, as brasileiras pareciam cansadas e não se encontraram no set final. Conseguiram competir até o placar chegar a um oito a oito. No entanto, os Estados Unidos acabaram emplacando uma boa sequência de quatro pontos seguidos, complicando bastante o sonho de ir para a final. Quatro pontos de vantagem em um set curto é uma senhora vantagem. Com isso, o jogo foi fechado em 15 a 11 para as norte-americanas.
Agora É pelo Bronze!
Infelizmente, a final e o ouro no vôlei feminino em Paris não vieram, mas o Brasil ainda tem uma medalha em jogo para disputar. A seleção de Zé Roberto ainda luta pelo bronze contra a Turquia, que perdeu para a Itália por 3 sets a 0, também nesta quinta-feira. A partida será no sábado, 10 de agosto.
Por Gabriel Caetano – repórter do Fim de jogo, integrante da DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat, Daniela Oliveira e Patrícia Bernardo.