Vasco Vence, Deixa o Z4 e Respira no Campeonato

Facebooktwitterpinterest

Uma noite para o torcedor do Vasco sair de alma lavada. Em meio a um momento turbulento, sem treinador e mal no Brasileirão, o time cruzmaltino venceu, e bem, o São Paulo, em São Januário. Uma goleada por 4 a 1, que teve a participação fundamental da garotada da Colina. (Crédito das fotos: Rudy Trindade)

Protesto Pré-Jogo

A torcida tem ido aos jogos, tem se doado e apoiado, incansavelmente, mas o time não tem correspondido em campo. Por isso, na noite deste sábado, o torcedor preferiu mostrar que cansou.

Os últimos jogos foram o limite para os vascaínos. A sequência ruim neste início de Campeonato Brasileiro, fez com os torcedores se mobilizassem para realizar o protesto de “Público Zero”.

O objetivo era protestar, de forma pacífica, contra as más atuações da equipe, não indo ao estádio. E foi o que vimos neste jogo. Um público muito baixo do que costumamos ver em São Januário sempre, mesmo o Vasco não estando na melhor fase.

A ideia era que os vascaínos ficassem todos ao redor do estádio, acompanhando a partida e apoiando de fora. Mas, na verdade, nem isso ocorreu. Não só dentro do estádio, mas do lado de fora também, vimos poucos torcedores.

Das Vaias aos Aplausos

Antes do início da partida o clima já era quente. No aquecimento dos jogadores, os torcedores presentes na Social de São Januário não perderam tempo e começaram a vaiar e protestar contra os jogadores, prova do esgotamento da paciência com o time.

Assim que rolou a bola, as vaias eram entoadas em qualquer erro. Deu para sentir os jogadores tensos e pressionados com a atitude da torcida. O zagueiro Maicon foi o principal alvo das vaias iniciais, com dois erros cometidos logo nos primeiros minutos.

O jogo não começou muito bom para o Vasco. Logo no início o São Paulo abriu o placar com André Silva. Após o gol, o time paulista teve pelo menos duas boas chances para aumentar a vantagem no placar, uma delas o zagueiro João Victor tirou em cima da linha.

Até os 20 minutos de jogo o Vasco só tinha chutado uma bola no gol de Jandrei. Aos poucos parece que foi se encontrando na partida e criando as chances, tanto que o empate veio ainda no primeiro tempo com um gol contra. E, no último lance da primeira etapa, a virada com um lindo gol do jovem Guilherme Estrella, fazendo seu primeiro jogo no time profissional do Vasco como titular. Ele já havia entrado em outra partida, mas vindo do banco.

 

Na segunda etapa, o jogo não mudou muito, o time do São Paulo não estava em uma noite tão inspirada e não criou muitas chances para o empate. Já o Vasco, apesar de não ter tanto a bola, conseguia agredir nas roubadas de bola e contra-ataques. Sem contar a luta constante em campo, o que o torcedor quer ver do time sempre. Não foi só o fato da equipe paulista não estar bem no jogo, o Vasco mostrou uma outra postura em campo.

Foi em uma das roubadas de bolas que o Vasco conseguiu chegar ao terceiro gol, aos 35 minutos, com Leandrinho. O quarto saiu já nos acréscimos e David deu números finais a partida. Vasco 4×1 São Paulo e o reconhecimento da torcida no final com aplausos ao time.

Público e Renda

Na partida de hoje foi possível observar um estádio de São Januário bem diferente. Grande parte da torcida aderiu ao movimento de “público zero”. Com isso, o jogo teve apenas 5.036 torcedores presentes, sendo 4.897 pagantes e uma renda de R$ 272.481,00.

Agora vamos ver se o resultado da partida de hoje anima a torcida vascaína a voltar para as arquibancadas nos próximos jogos ou se o protesto será mantido.

Por Raphael Molinaro – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fim de jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.

 

 

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo