Em noite chuvosa, o Vasco recebeu o São José, em São Januário, nesta segunda-feira (28/04), pelo terceiro jogo das Oitavas de final do NBB 2025. Era a chance do cruzmaltino garantir a classificação para a próxima fase, mas acabou derrotado pelo placar de 78 a 81, forçando a realização do quarto jogo. (Fotos: Celso Pupo/DC Press/Fim de Jogo)
Primeiro Quarto: Equilíbrio Total das Equipes
As equipes entraram muito focadas e estudando as jogadas do adversário. Apesar de buscarem arriscar, não conseguiam aproveitar as chances que surgiam. Paulichi, do Vasco, e Ruivo, do São José, foram os destaques da partida. Os dois juntos fizeram 13 dos 34 pontos do primeiro quarto.
O jogo seguiu bem amarrado durante todo o primeiro quarto e terminou empatado em 17 a 17.
Segundo e Terceiro Quartos: Superioridade do São José
O segundo e o terceiro quartos seguiram no mesmo ritmo do primeiro: um duelo equilibrado, com jogadas bem pensadas, como em um jogo de xadrez. Cada acerto de um time era logo respondido pelo outro.
É chuva de três pontos! Vasco consegue o empate.
Vasco 23 X 23 São José#nbb @fimdejogo pic.twitter.com/jL46UJ2dHi
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) April 28, 2025
O placar seguiu apertado o tempo todo, mas nos minutos finais São José encontrava um jeito de abrir vantagem. No segundo quarto, Eugeniuz chegou a empatar para o Vasco em 34 a 34, mas Adryel e Dos Santos colocaram o São José na frente: 37 a 34.
No terceiro, um dos cestinhas da partida Paulichi reduziu para 57 a 55, e Vieta respondeu, fechando em 60 a 55 para o São José.
Quarto Quarto: Chuva, Paralisação e Muita Luta do Vasco
O último quarto teve surpresa. Mas não pela bola em quadra e sim pela chuva. Logo no início, a forte chuva em São Januário causou duas interrupções pelo acúmulo de água na quadra. As paralisações foram aos nove e aos sete minutos de jogo, totalizando 35 minutos de jogo parado.
Estava muito bom para ser verdade, após um ponto do Vasco, a partida é interrompida novamente devido água na quadra.
Vasco 59 X 65 São José#nbb @fimdejogo pic.twitter.com/mkcYWD4NW7
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) April 29, 2025
Quem esperava um jogo frio após a pausa se enganou. As equipes voltaram ainda mais ofensivas. O São José abriu nove pontos de vantagem, mas o Vasco seguiu lutando.
A pressa vascaína contrastava com a calma dos visitantes, o que fez a diferença no jogo. Nas tentativas de desarme, o Vasco cometia faltas. Com isso, Adryel, armador-ala do São José, brilhou com 17 dos 23 pontos do time no período.
O Vasco ainda teve uma chance de virar quando o placar estava 76 a 79. Alê recebeu livre na linha de lance livre, mas sofreu uma colisão forte com Renato e saiu com dores no pulso.
Faltando seis segundos, Jamal, que vinha bem, teve a chance de empatar nos lances livres, mas desperdiçou ambos. Final: São José por 81 a 78.
Mesmo com a derrota, o time vascaíno saiu aplaudido pela torcida, que mostrou apoio e acreditar na classificação fora de casa, na sexta-feira (2/05). Caso haja a quinta partida, o Vasco volta a São Januário na próxima segunda-feira (5/05) às 19h30.
Por Rian Olis – repórter do Fim de jogo, integrante da DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.