O Vasco da Gama completa neste domingo, 21/08, seu aniversário de 124 anos. E os festejos começaram cedo na Colina, mas a previsão para o término das celebrações deve ficar apenas para amanhã (22/08), às 19:30h com a Sessão Solene do Conselho Deliberativo a ser realizada na Sede Náutica da Lagoa. (fotos Daniel Ramalho/Vasco da Gama)
Mas vamos ao que interessa. Desde às 6h da manhã, como tradicionalmente acontece, as festividades se iniciaram. Manhã com queima de fogos, seguida do hasteamento das bandeiras, sempre exaltando as raízes e a união Brasil-Portugal.
Foi realizada, a Missa de Ação de Graças, na Capela de São Januário, e o parabéns com bolo comemorativo.
Ainda no domingo, foram programadas ações destinadas aos torcedores, que poderão participar de um Tour em São Januário.
Nos canais oficiais, muita comemoração, com a divulgação de homenagens e vídeos com depoimentos de atletas do atual elenco, e de vascaínos ilustres. Um dos destaques foi o Youtuber Casimiro Miguel, proclamando o amor e a importância do Vasco em sua vida.
#DeVascaínoPraVascaíno, o que o Vasco representa na sua vida?#Vasco124Anos#VascoDaGama pic.twitter.com/x6waD6eOqt
— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 21, 2022
Domingo Tranquilo
E como desta vez, a data não foi em dia de jogo, os torcedores podem comemorar o aniversário mais tranquilos. O Vasco continua dentro da zona de classificação para a Série A e depende somente dos seus esforços para garantir o acesso. Mas o clima é de apreensão, só que isso não é o tema em dia de aniversário, certo?
Vale lembrar, que esse aniversário pode ser um novo marco na história do Clube, pioneiro desde sua origem na luta por causas sociais relevantes. Outro ponto é que depois da Assembleia que validou a criação da SAF, faltam poucos detalhes para a concretização, o que gera nos torcedores vascaínos um anseio enorme pelo retorno aos tempos de glória.
Logomarca de Aniversário
Nas redes sociais, o Vasco publicou uma linda marca pelos 124 anos de história. Parabéns Vasco da Gama! E que muito em breve volte a navegar em águas calmas.
Por Bruno Sadock – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat.