Informes sobre a Copa América 2024

Facebooktwitterpinterest

A Copa América de 2024 será um pouco diferente das edições anteriores, principalmente porque será realizada fora da América do Sul. Geralmente o torneio é disputado um ano após a Copa do Mundo. No entanto, dessa vez, Fifa e Conmebol optaram por fazer o campeonato simultaneamente a Eurocopa e dois anos antes do maior torneio entre seleções do planeta. (Crédito das fotos: Site da Copa América 2024 – copaamerica.com)

A competição, que está na sua 48ª edição, será organizada pela Conmebol e a CONCACAF. A ideia é fazer do torneio um evento teste para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada em conjunto pelo Canadá, Estado Unidos e México.

País Sede

Os Estados Unidos será o país sede da Copa América 2024. Mas não seria.

Por conta do rodízio de anfitriões da Conmebol, a vez era do Equador. No entanto, o país ainda não estava confirmado oficialmente pela entidade Sul-Americana. Em novembro de 2022, o Equador se recusou a sediar o torneio. Foi aí que surgiu a possibilidade dos Estados Unidos receber a competição.

Em dezembro de 2022, os americanos enviaram uma proposta para a entidade se candidatando a vaga de país sede. Será a segunda vez que o país irá sediar o torneio. A primeira foi em 2016 na edição especial Copa América Centenária.

Ao todo, 14 estádios vão receber partidas da competição.

Mais Seleções

Outra mudança importante se dá pelo número de participantes. No total, serão 16 países (10 da Conmebol e 6 da CONCACAF). Com relação à Copa América de 2021, são seis delegações a mais.

As seleções serão divididas em 4 grupos com 4 times cada. 10 países da América do Sul e mais 4 países englobando América Central e do Norte e 2 da Liga das Nações da CONCACAF (ainda indefinidos).

Entre as seleções já confirmadas para o torneio estão: Estados Unidos; Jamaica; México; Panamá; Argentina; Bolívia; Brasil; Chile; Colômbia; Equador; Paraguai; Peru; Uruguai; Venezuela.

Datas

A abertura do torneio está marcada para o dia 20 de junho e o encerramento no dia 14 de julho de 2024. Serão ao todo, vinte e cinco dias de competição.

  • Fase de grupos: De 20 de julho a 2 de julho de 2024
  • Quartas de finais: De 4 a 6 de julho de 2024
  • Semifinais: de 9 a 10 de julho de 2024
  • Disputa do terceiro lugar: 13 de julho de 2024
  • Final: 14 de julho de 2024

Sorteio e Grupos

O sorteio foi realizado no último dia 07/12. Os cabeças de chave foram: Brasil, Argentina, Estados Unidos e México. Todos os integrantes do pote A. E assim ficaram os grupos da Copa América:

  • Grupo A: Argentina, Chile, Peru e Trindad e Tobago ou Canadá
  • Grupo B: México, Venezuela, Jamaica e Equador
  • Grupo C: Estados Unidos, Bolívia, Panamá, Uruguai
  • Grupo D: Brasil, Paraguai, Colômbia, Costa Rica ou Honduras

Bola e Mascote

A bola é predominantemente branca com detalhes em azul e vermelho, em referência aos Estados Unidos. Seu nome será “Puma Cumbre”. Cumbre significa Cumes, morros em espanhol.

A bola recebeu esse nome em alusão às montanhas que cortam o continente.

Já o mascote foi batizado de “Capitán”, uma águia de cabeça vermelha, bico amarelo e penugem preta no tronco e membros. A ave é um símbolo estadunidense referente à democracia.

Seleção Brasileira


Após o vice-campeonato para a Argentina em pleno Maracanã, na última Copa América, a seleção canarinho vai em busca do seu nono título. Porém, com uma grande indefinição. Quem treinará o Brasil na competição? Fernando Diniz, atualmente como interino, e Ancelotti são os mais cotados. Outros nomes correm por fora.

O grupo do Brasil já está sendo considerado o “grupo da morte” pela dificuldade dos adversários. Apesar de levar vantagem historicamente sobre eles nos confrontos diretos, os resultados negativos nas últimas partidas das eliminatórias criam preocupação ao torcedor sobre o futuro da Seleção.

A seleção canarinho estreia no dia 21 de junho de 2024 contra o vencedor do confronto entre Honduras e Costa Rica. Um clássico contra a Argentina, só em uma possível final.

Por João Pedro Faria – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Revisão de texto Patrícia Bernardo

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *