Sabe aquele sábado perfeito? Pois bem, sábado foi o DIA perfeito. A exatamente um mês da estreia do Brasil na Copa do Mundo, nós do Fim de Jogo tivemos a oportunidade de acompanhar o treino da Seleção Brasileira de Feminina, na Granja Comary. A preparação vem sendo feita desde o início da semana e a expectativa para terça-feira, dia da convocação, é grande.
Acompanhando o Treino
Antes do aquecimento, rolou aquele futmesa para começar a animada manhã de sábado. Goleiras para um lado e jogadoras para o outro, enquanto a técnica Pia Sundhage e sua comissão só de olho. Muito treino com bola parada e depois movimentações com e sem a bola, uma coisa que a técnica vem trabalhando bastante desde sua chegada.
Notícia boa para os brasileiros é que a zagueira Tainara treinou em grupo, depois de ter ficado semanas fora dos jogos por uma lesão. A meia Angelina já vem treinando desde o início da viagem para a Granja, após ter sofrido uma lesão no joelho (LCA) no ano passado e também é promessa para estar na lista de convocação. Já a zagueira Rafaelle, que sentiu o joelho na última terça-feira (20), treinou sozinha neste sábado.
Muita animação no sábado, 24 de junho, e uma participação para ser lembrada pelas pequenas que ainda virão ocupar o mesmo lugar dessas jogadoras. Nas entrevistas, Rafaella e Gabi falaram da sensação de estar tão próximas do público.
Ação na Granja
Na mureta, a interação das jogadoras com o público que entrou no acesso permitido da Granja, é de se admirar. Durante o sábado, um grupo de cerca de 70 meninas em situação de alta vulnerabilidade social e racial foram de encontro à Seleção Brasileira. Elas, que têm entre 12 e 21 anos, fazem parte do Pretas em Campo, projeto esportivo que tem como foco o enfrentamento ao racismo através do futebol como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O projeto é apoiado pela Animale, marca responsável pela 1ª alfaiataria de uma seleção feminina para a Copa do Mundo.
Para os que estavam no campo, a experiência foi única tanto para as meninas quanto para as jogadoras da Seleção. A fisionomia de cada uma mostrava um carinho mútuo, admiração marcaram este dia tão incrível. Autógrafos, fotos e presentes distribuídos, fazendo a alegria de todos.
Qual o clima aqui? Melhor não poderia ser – Seleção Brasileira Feminina de Futebol @CBF_Futebol pic.twitter.com/1kjsY0IeBl
— Fim de Jogo (@fimdejogo) June 24, 2023
Entrevistas e Momentos deste Dia
Em entrevista com a atacante Gabi Nunes, ela nos respondeu sobre a semana de treino na Granja e sobre a convocação que acontece nesta terça-feira. Perguntada sobre a sensação de ter a chance de ver seu nome entre as outras na lista de convocação, Gabi respondeu: “Toda menina tem o sonho de ver seu nome ali”.
Distância das jogadoras? Nada. Técnica longe do público? Nem pensar. Conversas próximas, dúvidas, entrevistas. É assim no futebol feminino.
Amistoso e Preparativos Finais
E esse foi o nosso sábado na Granja Comary, uma oportunidade de ver o trabalho da nossa Seleção e acompanhar, pelo menos por um dia, todo o processo que todas elas chegaram aqui no comando da técnica Pia Sundhage.
Antes da Copa, a Seleção Brasileira terá seu último amistoso contra o Chile no dia 2 de julho, às 10h30, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Jogando em casa com o apoio de sua torcida não tem melhor forma de se despedir do país e ir rumo à Oceania.
A expectativa é grande, a espera está logo perto de encerrar e o Brasil está a um mês de escrever uma linda história na competição mais importante e almejada por todos os outros: A Copa do Mundo Feminina.
O jogo de abertura da Copa do Mundo acontece no dia 20 de julho, enquanto a Seleção Brasileira terá seu jogo de estreia no dia 24 de julho, às 7h, contra o Panamá.
*Cobertura realizada por Cris Dissat e Yasmin Queiroz, do Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press e a Universidade Veiga de Almeida.