Tour da Taça da Copa do Mundo Feminina 2023

Facebooktwitterpinterest

A vez do Brasil chegou. A taça da Copa do Mundo Feminina foi apresentada ao público, nesta quarta-feira, 30 de março, no Cristo Redentor. O evento contou com a participação de Aline Pellegrino, Formiga e da técnica da seleção, Pia Sundhage. (Crédito da foto: Thaís Magalhães/Divulgação CBF)

A presença da taça reforça ainda mais o interesse do Brasil na realização da edição de 2027 da competição. Além do Cristo, a taça também visitou o projeto social Daminhas da Bola e esteve no Palácio da Alvorada, em Brasília.

“Recebê-la em um dos maiores pontos turísticos do mundo traz consigo a emoção e a realização de um sonho”, disse Formiga.

Projeto Daminhas da Bola

O tour da taça também passou pelo projeto “Daminhas da Bola”, da Escola de Educação Física do Exército Brasileiro, no Rio.

As meninas tiveram a oportunidade de ter uma sessão de treinamentos com a comissão técnica da Seleção Sub-20, comandada por Jonas Urias e a auxiliar-técnica Bia Vaz. O momento contou com a participação da técnica da Seleção Principal e da estrela Formiga, a grande referência de muitas meninas do projeto.

A importância desses momentos e da experiência se torna especial e estimula ainda mais a vontade das jovens jogadoras a seguirem os seus sonhos.

Decreto Estratégia Nacional para o Futebol Feminino

Em Brasília, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva, ao lado de Ednaldo Rodrigues (presidente da CBF) e de Ana Moser (Ministra do Esporte), recebeu a taça no Palácio da Alvorada e enfatizou o apoio à candidatura para sediar a próxima Copa do Mundo, em 2027.

Lula destacou que com o investimento realizado na infraestrutura feita para a Copa do Mundo de 2014, o Brasil está apto para disponibilizar estádios e uma boa estrutura para as jogadoras.

Durante o evento, foi assinado o decreto para a criação da Estratégia Nacional para o Futebol Feminino. Ele determina que, em 120 dias, seja elaborado um diagnóstico da atual situação do futebol feminino e um plano de ações para ser realizado até 2025. A ideia é buscar a equidade promovendo medidas para o desenvolvimento do futebol feminino profissional e amador no Brasil, além de investimento e incentivo à prática do esporte.

Em sua conta no Twitter, o Presidente anunciou a disposição do governo trazer a Copa do Mundo de 2027 para o país:

“A Ana Moser está disputando para realizarmos a Copa do Mundo Feminina no Brasil. Hoje, estamos em uma posição melhor do que a que tínhamos quando sediamos a Copa do Mundo Masculina. Evoluímos no futebol feminino e o governo está à disposição para trazermos o torneio para o Brasil.”

O Tour da Taça ainda irá passar por mais alguns países, até retornar para Wellington, na Nova Zelândia, no dia 14 de julho, seis dias antes do início da Copa do Mundo.

A edição de 2023 acontecerá na Austrália e Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto. A Seleção Brasileira estreia no dia 24 de julho, contra o Panamá.

Por Yasmin Queiroz – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo