Não foi uma noite boa para os vascaínos. O time não rendeu em campo, levou uma virada no placar do Audax Italiano (CHI) em São Januário e sem saber o que Renato pensa sobre a participação na Sul-americana. Parece que o público, de certa forma, desconfiou um pouco pelo que aconteceu na partida anterior, mas os vascaínos sempre guardam aquela esperança que “pode ser que não seja bem isso”.
O Jogo
O primeiro tempo começou bem ruim, com os dois times errando muito e os torcedores se misturando entre bocejar e reclamar. Quanto mais tempo passava, mais a irritação aumentava, nada acontecia no jogo, nenhum chute dado no gol.
Para piorar, JP recebeu o segundo amarelo aos 36 minutos, deixando o Vasco com um jogador a menos, em um lance que fez a galera já ficar na bronca com a arbitragem. Quando tudo parecia se encaminhar para o empate, Brenner, nos acréscimos do primeiro tempo, abriu o placar em São Januário, dando um respiro ao jogo ruim e encerrando o placar do primeiro tempo, 1×0.
Com um a menos no placar, o Vasco voltou ao segundo tempo tentando se defender ao máximo. Mas, aos 18 minutos cedeu o empate, o que transformou São Januário em uma panela de pressão. Após o gol, as reclamações aumentaram cada vez mais, até que, aos 35 minutos, o árbitro marcou pênalti para a equipe chilena, que foi convertido, expulsou mais um jogador do Vasco e… cenário piorou.
Com a junção das más atuações do time e da arbitragem, o que seu viu e ouviu até o apito final foram discussões, reclamações e até brigas nas arquibancadas de São Januário. Após a partida, também foram ouvidos xingamentos direcionados ao técnico Renato Gaúcho, principalmente nas sociais do estádio.



Público e Renda
O público nesta noite de terça-feira foi um pouco menor que o habitual. A parte lateral da arquibancada estava mais cheia, enquanto atrás do gol e nas sociais a quantidade de torcedores era um pouco menor. O setor VIP estava fechado. O público registrado foi de 13.084 presentes, 12.495 pagantes e uma renda de R$718.790,00.

Confusão No Fim do Jogo
Após o segundo gol do Audax Italiano, ocorreu uma confusão grande na arquibancada de São Januário, a PM precisou intervir e fez um cordão de isolamento na curva de escanteio.
Mais confusão na arquibancada.
45+8 min – Vasco 1×2 Audax Italiano@fimdejogo pic.twitter.com/Fkuzpz2rLB— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) April 15, 2026
Barreiras de Ingresso
Para a partida de hoje, foram montadas barreiras de conferência de ingresso do lado de fora de São Januário. Nelas, os torcedores do Vasco tinham que apresentar o QR Code da compra para acessar os arredores do estádio.
As grades estavam montadas nas seguintes ruas:
- Avenida Roberto Dinamite, nas esquinas das ruas Amazonas, Ferreira de Araújo e Ricardo Machado.
- Nos dois acessos da rua Francisco Palheta (Portão 9)
Entrando em Cima da Hora
Nos jogos do Vasco é comum ver um movimento grande de torcedores nos arredores do estádio, curtindo o pré-jogo, mas dessa vez foi um pouco diferente. Nos acessos do estádio, o que se via eram alguns pontos específicos com uma concentração maior de torcedores, enquanto outros pontos estavam bem vazios.
Quem andou circulando por lá foi Fabio Porchat, que o Celso Pupo registrou.

Na Avenida Roberto Dinamite, torcedores estavam reunidos em frente ao Portão 5, onde estava rolando o tradicional Sambarreira. Outro ponto com mais torcedores era a rua Ricardo Machado, onde a galera estava espalhada pelos bares e barraquinhas. Nos outros locais, o movimento era bem baixo, destaque para os acessos no Portão 9, que estavam bem vazios faltando pouco mais de uma hora para a bola rolar.
No Setor Visitante o movimento foi muito devagar também, com poucos torcedores do Audax Italiano. Quando a bola rolou, as arquibancadas se encheram rápido.
Cobertura: Rodrigo Pinho (integrante do Projeto Educacional FimdeJogo/DC Press e a Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Daniela Oliveira) e fotos de Celso Pupo. Edição Cris Dissat.