O vôlei brasileiro sempre chega nas Olimpíadas como uma grande esperança de medalhas, seja no feminino ou no masculino. Só que nesses Jogos Olímpicos parece que não deu liga para os meninos comandados por Bernardinho. (Fotos: Miriam Jeske/COB)
A equipe brasileira entrou em quadra nesta segunda-feira, 5 de agosto, pelas Quartas de Final, e acabou derrotada pelos Estados Unidos por três sets a um. Com isso, foi eliminada das Olimpíadas e deixou a competição com apenas uma vitória em quatro jogos.
A eliminação da Seleção Brasileira de Vôlei, de certa forma, não é uma surpresa. A equipe não fez uma boa Olimpíada e avançou apenas como um dos melhores terceiro colocados. Foi uma das participações mais fracas do vôlei masculino na competição.
Oscilações e Recuperação
O Brasil até começou bem a partida, mas não conseguiu se impor. Os sucessivos erros recolocavam a seleção americana de volta na partida.
Era nítido que o time não estava seguro. O oposto Darlan, que costuma ir bem nos jogos, não teve sucesso nas suas tradicionais jogadas. No final, 26 x 24 para os Estados Unidos no primeiro set.
Diferente do primeiro, os norte-americanos começaram melhor. Eles chegaram a abrir seis pontos de vantagem no placar, mas a Seleção Brasileira se recuperou do meio para o final e conseguiu a virada. Depois de quatro set points, o Brasil fechou o set por 30 x 28.
Domínio Americano
Nos dois últimos sets, o Brasil teve poucos bons momentos e o domínio foi todo dos Estados Unidos, que manteve uma vantagem confortável durante grande parte do terceiro set. Fechar o set era questão de tempo para os americanos, que venceram por 25 x 19.
No quarto e último, a partida até chegou a ser equilibrada até a metade. Mas, o Brasil não suportou a pressão e viu os Estados Unidos repetir o placar: 25 x 19.
Por João Pedro Faria – repórter do Fim de jogo, integrante da DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.