A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei entrou em quadra neste sábado, 21 de outubro. A estreia no Pan-Americano 2023 não poderia ter sido melhor: uma vitória tranquila por 3 sets a 0 contra Cuba. Contrariando as estatísticas, que mostram um certo equilíbrio no confronto, as brasileiras foram dominantes durante a partida e não deram margem para qualquer reação das cubanas. (Foto de Miriam Jeske/COB @miriamjeske_)
Brasil Sobrou em Quadra
O primeiro set foi de domínio das brasileiras, que venceram sem grandes dificuldades por 25 a 14. O destaque desse primeiro momento foi a ponta Sabrina.
O segundo set foi muito parecido com o primeiro. As meninas do Brasil conseguiram abrir 6×0 no início. As cubanas ainda tentaram uma reação e até conseguiram apresentar um jogo melhor do que no primeiro set, mas mesmo assim não conseguiram superar as brasileiras, que venceram por 25 a 16.
Diferente dos dois primeiros sets, o terceiro foi mais equilibrado. O Brasil saiu atrás no placar, mas conseguiu se recuperar, virou o jogo e sem manteve à frente no placar até o final. No final, 25 a 14.
Sem José Roberto Guimarães no Pan
Alguns torcedores podem ter estranhado ao não verem José Roberto Guimarães à frente do time de vôlei neste sábado. O bicampeão olímpico assumiu recentemente o time Türk Harv Yollari (THY). Apesar de continuar oficialmente como treinador da Seleção Feminina, o treinador não comandará a equipe durante o Pan-Americano, no Chile. Quem estará com o time é o auxiliar dele, Paulo Coco.
Por João Pedro Faria – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Revisão de texto Patrícia Bernardo.