Mais uma vitória no Brasileirão. Um aproveitamento incrível e histórico para o Botafogo no torneio. São 39 pontos na 15ª rodada e uma sensação que mistura ansiedade e alegria da torcida do alvinegro. Por que tem sido assim? Pelo que observamos ao longo dos últimos meses é uma evolução do Botafogo, principalmente na qualidade do passe e na segurança do time, inclusive na defesa. Somado a isso, uma qualidade do gramado que vai ajudando a um toque de bola melhor ainda.
Há quanto tempo o torcedor do Botafogo não vê um time tão seguro em campo? O efeito disso é que a confiança também vai voltando ao torcedor que vem apoiando e melhorando na presença no estádio. Estão muito mais pacientes em qualquer situação, mesmo que seja uma derrota, o que cada vez está ficando mais rara. A falta de gols de Tiquinho nem abala a torcida, que entende a importância do papel dele no time. (fotos de jogo – Rudy Trindade)
Arquibancadas após o segundo gol do Botafogo.@fimdejogo #BOTxRBB pic.twitter.com/UzYqXGYdYD
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) July 16, 2023
Essa evolução não é de agora. Ela veio sendo construída ao longo dos meses e parece que a saída do Luis Castro não está interferindo no rendimento. Nas arquibancadas, em um momento parecia que a música “não preciso de você” tinha aparecido, mas não conseguimos confirmar. Por outro lado, com certeza, Caçapa já ganhou a torcida e o time, que jogou o interino pro alto no final do jogo.
O Jogo
Dois gols, sendo um no primeiro tempo – com Eduardo – e um golaço de Di Plácido no segundo tempo. Além dos gols, vale o destaque para a zaga e para o goleiro Lucas Perri. Em um dos lances, que o Bragantino tentou por cobertura… não funcionou. Passar por cima dele não é tarefa simples.
Público e Renda
Se o Botafogo tem a melhor performance de sua história no Brasileirão 2023, o mesmo começa a acontecer com os torcedores no Nilton Santos. Estão mais presentes e tivemos nessa partida com o Bragantino um total: 37.036 pagantes, 33.635 pagantes e renda de R$ 1.806.495,00. (fotos Oliver de Moraes e Rudy Trindade)
Chegada do Botafogo e arredores
Bom, a gente até tenta convencer o pessoal a entrar antes, mas acho que não adianta muito. Pelo menos, pelo que acompanhamos, já que circulamos com antecedência no entorno do estádio, nenhum problema. Na parte da tarde, o clube informou que os ingressos estavam esgotados, então bilheterias fechadas.
Na chegada do Botafogo, que mais uma veze veio na contra mão da Rua das Oficinas, a recepção que vem sendo feita e é bom ter atenção com a cavalaria. De novo, por causa dos fogos, os cavalos têm ficado agitados demais na hora da chegada. Tomara que o pessoal fique atento e ninguém se machuque por lá.
O pessoal andou reclamando no Twitter sobre o que o pessoal estava cantando na chegada do Botafogo. Ahhh gente, esquece isso, o que importa é carinho de todos.
Chegada do Botafogo por outro ângulo pic.twitter.com/ofh0UaIlEz
— Fim de Jogo (@fimdejogo) July 15, 2023
A cobertura local do jogo foi feita pelo repórter Oliver de Moraes, integrante do Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press com a Universidade Veiga de Almeida.