Faltam 30 dias para a abertura oficial dos Jogos Pan-americanos – Santiango 2023, que acontece de 20 de outubro a 5 de novembro. Um momento pra lá de especial para nós, por ser a primeira vez que nossa equipe é credenciada para a cobertura. A curiosidade é ainda maior ao saber que a estrutura montada pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB – preparou uma das maiores logísticas para o evento.
Depois de todo o processo de credenciamento dos jornalistas, que iniciou há cerca de sete meses, uma reunião online vai acontecer no dia 21 com toda a imprensa que estará na cobertura.
Logística no Chile
A viagem das equipes de trabalho do COB para o Chile começam no dia 1 de outubro e nós estaremos chegando por lá no dia 18, dois dias antes da abertura oficial do Pan. O COB informou que terá uma delegação recorde, com mais de mil pessoas e considera que é a maior para uma competição fora do Brasil em toda a centenária história da entidade.
O diretor-geral e Chefe de Missão dos Jogos é Rogério Sampaio e comenta que é uma logística bem complexa, já que é necessário o transporte de todos os equipamentos, incluindo barcos de vários tipos, cavalos, materiais de treino e por ai vai.
“É uma missão recorde em número de atletas participantes. Só tivemos mais quando organizamos o Pan, aqui no Rio. Pensamos em todos os detalhes para que os atletas se preocupem apenas em treinar, descansar e competir”, disse ele.
Atualmente, o Brasil conta com 580 vagas garantidas. A expectativa é de ter cerca de 600 competidores lutando pelas medalhas. Um dos principais objetivos dos jogos é classificar o maior número de atletas para os Jogos de Paris, em 2024, se mantendo entre os três primeiros colocados. Serão 21 modalidades com classificações direta, além de outras 12 com pontuação importante no ranking.
Os Atletas
Alguns dos principais destaques já confirmados na competição já divulgados pelas confederações até 20 de setembro são: Rebeca Andrade e Arthur Zanetti, da ginástica artística; Ana Marcela Cunha, da natação em águas abertas; Bia Ferreira, do boxe; Rafaela Silva, do judô; Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia; Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, do skate; Martine Grahel e Kahena Kunze, da vela; Marcus D’Almeida, do tiro com arco; Hugo Calderano, do tênis de mesa, e muitos outros.
Se a ansiedade dos atletas é grande, garantimos que a nossa está nas alturas. Faltando pouco para o FimdeJogo completar 20 anos no ar, estar credenciado para o Pan 2023 é um dos grandes presentes que poderíamos receber.
Foto: Jonne Roriz/COB