Rio Innovation Week e o Debate sobre Tecnologia

Facebooktwitterpinterest

Foi quase uma semana de muita troca. Os números do Rio Innovation Week comprovam como é importante estar presente e acompanhar um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América do Sul. Foram 185 mil pessoas, 15 mil profissionais na produção do evento
2 mil startups, 410 expositores, 3,3 mil palestrantes e R$ 3,8 bilhões em negócios

A equipe do Fim de Jogo estava credenciada e foi conferir palestras, estandes, convidados, organização e muito mais.

Localizado no Pier Mauá, bem ao lado do Museu do Amanhã, o RIW24 é um evento onde diversas marcas e mercados aproveitam para expor suas ideias através de palestras e painéis. Sem contar também com as diversas ativações que vão acontecendo durante o evento.

Chegada e Credenciamento

Para quem nunca foi, vale entender os processos. Assim que você chega perto, já consegue perceber uma movimentação diferente do usual na região e dá de cara com um grande painel para o  credenciamento. Áreas divididas e no primeiro dia, a fila era gigantesca, dando voltas na frente do Museu do Amanhã. Sorte da imprensa que tinha um espaço separado para o credenciamento e acesso.

Em questão de filas, o evento parecia estar esperando uma grande adesão do público e, em vista do grande interesse, teve que aumentar as equipes para validar o ingresso pelo aplicativo e agilizar o processo. Esse tempo de chegar na fila e entrar no evento não estava levando mais do que 10 minutos.

Organização dos Pavilhões

A exposição contava com vários pavilhões e também com alguns estandes em área externa. Embora o tema de uma forma geral fosse tecnologia, parece que os organizadores encontraram uma boa forma de separar os pavilhões de acordo com o possível interesse dos visitantes.

Um dos pavilhões  foi dedicado ao setor de tecnologia para grandes e médias empresas, outro ao agronegócio, outro com ativações de diversas instituições de ensino e o último ficou dedicado mais ao público geral. Palestras com os mais variados nomes nos segmentos, inclusive liderança. Talvez a principal atração do evento, o Zico, mas dele nós vamos falar daqui a pouco.

Na área externa, vários estandes, como GloboNews, BandNews FM e Rio Experience Lounge com decorações sempre com foco na inovação, com transmissão ao vivo, gravação de um podcast entre outras coisas.

Palestrantes e os Temas Abordados

Em uma das arenas, a HUB, recebeu Bernardo Pontes, da Alob Sports, e Renato Kobbi, Gerente de Marketing do Vasco da Gama. Nessa palestra, os convidados abordaram o tema “Otimização de Receitas do Futebol” e falaram sobre como o mercado tem mudado e a importância de saber interagir com o torcedor para que ele seja a maior fonte de renda do clube, seja comprando camisa, indo ao estádio ou principalmente com a fidelização do sócio torcedor.

O esquema de sócio torcedor também foi muito abordado por eles no quesito de tornar o programa igualmente interessante para o torcedor que frequenta com regularidade o estádio e também para aquele torcedor que está em outro estado ou até mesmo país.

No painel Conecta Varejo, que subiu ao palco foram as mulheres do “Hora do Blush”, programa de sucesso da Rádio Paradiso FM. Monique Lima, Sharon Azulay e Tatiana Loureiro falaram sobre empreendedorismo feminino, representatividade e compartilharam histórias de vida, o público adorou a conversa e tinha gente até do lado de fora, sem se importar em assistir de pé mesmo.

Zico, no Palco RIW

O palco principal do RIW recebeu a palestra “Zico – Liderança”. O painel teve participação do Getúlio Vargas, do mundo GV e FUTSUMMIT – Sergio Ricardo de Almeida , Presidente da TurisRio – Fábio Queiroz, Presidente da ASSERJ – e claro, o Zico, que dispensou apresentações.

Durante a palestra, Zico falou sobre a sua história e trajetória. Sempre enfatizando muito a importância dos seus irmãos, principalmente a de Edu, que sempre foi seu conselheiro e por quem Zico enfatizou ter muito respeito e admiração.

Na sua entrada para a palestra a mediadora pouco conseguia falar, o auditório foi tomado por gritos de “EI EI EI O ZICO É NOSSO REI”, depois disso, um silêncio absoluto. Parecia que todos estavam hipnotizados pelas histórias do ídolo rubro-negro. Entre uma pausa e outra das falas, o silêncio dava a vez para os aplausos e alguns risos. A conversa foi muito boa e também muito bem humorada. Ao anunciar que o tempo chegava ao fim, foi uma chuva de “AHHH” no auditorio que logo deu lugar ao hino do Flamengo e por fim, alguém lá do fundo gritou “uma vez Flamengo…” e ele fez questão de responder no microfone “sempre Flamengo”.

 

Por que a Tecnologia?

Não é à toa que o tema esporte esteve tão presente em diversos momentos do RIW 2024. Isso mostra como é fundamental estar acompanhando a evolução na área para não ficar defasado nas mudanças que estão acontecendo. Clubes, empresas e personalidades sabem como é necessário entender para saber utilizar as novas ferramentas no dia a dia da cobertura esportiva.

A organização do evento sabe disso e, por isso, o FimdeJogo/DC Press tem sido credenciado para acompanhar tantos debates fundamentais para lidar com o setor. E você, como anda se atualizando?

 

Por Antonio Brenna – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Daniela Oliveira. Edição Cris Dissat. Fotos Agência Enquadrar/Divulgação RIW. Video Antonio Brenna.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo