Manhã diferente nesta terça-feira, com uma visita a uma das Vilas Olímpicas, para portadores de deficiência. O ponto de encontro foi do Rio Media Center, na Cidade Nova, e dali partimos para um dia especial em Honório Gurgel e conhecer um dos centros de treinamento de centenas de jovens.
A Via Olímpica Félix Miele Venerando foi inaugurada em 2012 e atende cerca de 300 alunos com deficiência. Sua infraestrutura conta com ginásio, piscina, pista de atletismo, e campo de futebol. Quando chegamos lá, encontramos as turmas em suas atividades, enquanto os pais assistiam tudo transbordando de orgulho.
As crianças, por sua vez, estavam entusiasmadas com a nossa presença. A turma de ginástica preparou uma coreografia a para a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes. A apresentação foi emocionante.
Logo após a apresentação, foi a vez do grupo de percussão mostrar o talento. Ao lado do professor, as crianças tocaram e sambaram mostrando que o brasileiro tem ritmo de sobra.
Também assistimos uma pequena demonstração da competição de natação. Quatro alunos, três com Síndrome de Down, e outro com o braço amputado, competiram entre si, após ouvirem o comando da professora.
O local oferece atividades como: atletismo, giná¡stica, dança, música, percussão, hidroginástica, natação, judô, futsal, natação, handebol, bocha, tênis de mesa, badminton, basquete, ginástica artística e jiu jitsu.
Vilas Olímpicas
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) possui 22 Vilas Olímpicas espalhadas pela cidade, a maioria situada em área carente do Rio de Janeiro. São oferecidas mais de 100 atividades gratuitas entre olímpicas, não olímpicas, paralímpicas, de lazer e culturais, que atendem mais de 45 mil crianças e adultos de todas as idades.
O Centro de Imprensa da Rio 2016, o Rio Media Center, tem levado jornalistas a diversos locais onde podem entender melhor o que acontece pela cidade. Acompanhamos várias atividades como as de hoje.