Semana de muito treino, diversão e alegria, do jeitinho que nós, brasileiros, gostamos. A Seleção Brasileira Feminina chegou em Gold Coast na Austrália no dia 4 de julho para iniciar a preparação para a tão sonhada Copa do Mundo. (fotos Thais Magalhães/CBF)
Pela primeira vez na história a Seleção estará sob o comando predominantemente de mulheres. Além da técnica Pia Sundhage, 17 dos 31 membros da delegação são mulheres. Em 2019, contavam com apenas três. Não só a conquista em números, mas todo um planejamento foi feito pré-copa, com viagem marcada 21 dias antes do jogo de estreia, no dia 24 de julho.
A caminho da Copa do Mundo
A Seleção jogou o amistoso contra o Chile, horas antes de se apresentarem no Aeroporto Internacional de Brasília. Ainda contou com o puro estilo das nossas jogadoras, com seu traje de alfaiataria, feito de forma inédita e exclusivamente personalizados para a Copa do Mundo, desenvolvido pela Animale.
Com um voo fretado (outra novidade), a tão longa viagem que durou 24 horas e uma escala no Taiti, custou um pouco do jet lag de todas as meninas. Dentro da preparação, um esquema foi montado para esse preparo, com horário programado para refeição e apenas três horas de sono durante todo o voo. Tudo para se adequar ao ritmo circadiano e não sentir a grande diferença de 13 horas no fuso-horário da Austrália.
A estratégia, planejada pelo Departamento Médico, que foi ampliada, envolveu preparadores físicos, analistas de desempenho, nutricionista e psicóloga com foco na recuperação e preparação das jogadoras prontamente nos treinos e jogos.
Treinos intensos e amistoso contra a China
Há mais de dez dias em solo australiano, intensidade é uma palavra bastante usada nos treinamentos. Pia vem trazendo diversos esquemas, com diversificados times, além de jogar um 11 contra 11, tudo para definir sua escalação titular na estreia. Nesta última quinta-feira o Brasil recebeu a China em Gold Coast em um jogo treino de portas fechadas e venceu por 3 a 0 com gols da meia campista Luana e da dupla de zaga Kathellen e Rafaelle. As únicas poupadas para evitar desgaste foram as atacantes Marta, Bia Zaneratto, Geyse e a zagueira Tainara, preservadas do amistoso.
Nycole, que até então era uma preocupação, se lesionou no amistoso contra o Chile com uma entorse no tornozelo, porém vem participando das atividades e se recuperando aos poucos, após perder os primeiros dias de treino.
Rodízio no elenco e possíveis esquemas táticos
A técnica aproveitou o momento coletivo para fazer alguns ajustes técnicos e táticos, além de testar possíveis esquemas, como o 4-1-3-2, com Luana ganhando espaço como uma volante. O setor no desenho se completa com Ary Borges, Kerolin e Adriana. Quanto a zaga, a escolha está sendo por Kathellen de titular, porém a técnica não tem um 11 fixo e pode mudar jogo a jogo. A atacante Bia Zaneratto também busca por sua vaga e vem se sobressaindo nos treinos.
Mais treinos
O Brasil tem novo treino marcado para este domingo, às 15h (horário local, 2h da manhã de domingo em Brasília). É esperado que daí saia a mais provável escalação para o jogo de estreia.
Na terça-feira, dia 18, a seleção deixará Gold Coast com destino para Brisbane, que pela primeira vez contará com uma sede fixa na primeira fase da competição. A delegação ficará no Best Western North Lakes Hotel e fará os treinos no Moreton Bay Central Sports Complex.
Sede da Seleção
Conhecendo o espaço onde está a Seleção Feminina de Futebol para o Mundial @SelecaoFeminina pic.twitter.com/1SLwP9DmDd
— Fim de Jogo (@fimdejogo) July 6, 2023
Rival do Brasil perde em amistoso
Uma informação adicional é que a França, considerada a principal rival do Brasil na fase de grupos, foi derrotada pelas donas da casa na manhã da última sexta-feira. A Austrália venceu por 1×0, dando à seleção francesa sua primeira derrota no comando do técnico Hervé Renard. Além da péssima notícia para o time, que perdeu a lateral Selma Bacha por uma lesão no tornozelo nos minutos finais da partida.
A transição rápida mostrou ser um ponto fraco e o Brasil precisa manter um olhar mais atento sobre a vantagem que pode ganhar com isso jogando contra elas.
Ponto facultativo em dia de Brasil
Falando agora fora dos gramados, e de olho nas telinhas, o Governo decretou ponto facultativo nos jogos do Brasil para servidores públicos, então pode anotar na sua agenda os dias: Seleção estreia no dia 24 julho contra o Panamá, no dia 29 enfrenta a França e fechando a fase de grupos no dia 2 de agosto contra a Jamaica.
Reportagem de Yasmin Queiroz – integrante do Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press e a Universidade Veiga de Almeida. Edição Cris Dissat. Supervisão Daniela Oliveira.