Público na final da Copa América? Essa foi a notícia que vocês devem ter visto na manhã de sexta-feira, véspera da final da Copa América no Maracanã. Mas muita calma nessa hora e não se levem por manchetes que precisam de muita explicação.
Antes de mais nada a leitura da palavra “público” é só parcialmente verdade. Ao lermos público, a primeira ideia é venda de ingressos, retirada de ingressos, gratuidades etc etc etc, mas não é isso. Do mesmo jeito que a Conmebol colocou convidados no Maracanã para a final da Libertadores, vai fazer o mesmo neste sábado, após o comunicado do Prefeito Eduardo Paes. (fotos Celso Pupo)
No primeiro momento, a previsão era que os 10% de público estariam distribuídos nos setores inferiores do Norte, Sul e Oeste, mas ao longo da manhã isso foi se modificando e estamos acompanhando esse processo. Tanto os setores superiores quanto inferiores dos setores Norte e Sul serão abertos para espalhar os convidados. Haverá divisão também entre “torcedores” de Brasil e Argentina. Os procedimentos para segurança continuam assim como já foi divulgado o planejamento do trânsito, que está na outra matéria.
E já começaram a preparar o acesso no #Maracanã #CopaAmerica2021 pic.twitter.com/URbKW3MqZW
— Fim de Jogo (@fimdejogo) July 9, 2021
No entorno do Maracanã, alguns acessos já começaram a ser gradeados para que esse “público” possa entrar e preparar o esquema de segurança.
Segundo as primeiras informações, é a Conmebol que vai ficar responsável pelos exames de todos os convidados que entrarão no Maracanã
Ensaio no Maracanã
Durante a semana acompanhamos ensaios dentro do estádio para a final, incluindo parte da queima de fogos, que estão sendo posicionados na rampa monumental do lado do Bellini.
Como os fogos na Rio 2016 danificaram uns pontos da cobertura, o pessoal passou, então, a posicionar na rampa monumental do lado do acesso do Bellini. Na final da Libertadores foi assim e a Conmebol deve estar repetindo a ideia. pic.twitter.com/LP3npVxmK1
— Fim de Jogo (@fimdejogo) July 7, 2021