Domingo de carnaval, sol e dia de futebol no Nilton Santos. Botafogo x Flamengo se enfrentaram pelas Quartas de Final do Carioca 2026, em jogo único. Foi um jogo interessante, mas morno para uma partida decisiva. E, no final, festa da torcida rubro-negra com a vitória por 2 a 1 e a classificação à semifinal da competição. (Foto – home: Vitor Silva/Flickr oficial do Botafogo)

Primeiro Gol de Lucas Paquetá
Apesar de não ter sido um jogo espetacular, os dois times buscaram o ataque e brigaram bastante por cada lance.
O Flamengo saiu na frente no placar e com um gol que o torcedor esperava ansiosamente. O recém contratado Lucas Paquetá recebeu bom passe e fez seu primeiro gol na volta ao rubro-negro. No lance, os jogadores do Botafogo reclamaram bastante de falta de Vitão na origem da jogada.
O Glorioso, por sua vez, apostava no contra-ataque e teve duas boas oportunidades, mas não conseguiu igualar o placar no primeiro tempo.
Golaço de Empate e Jogo Aberto na Etapa Final
O alívio do Glorioso veio no início da etapa final. Com mais presença no ataque, o Botafogo chegou ao empate com um belo gol. Depois de cobrança de escanteio, Barboza aproveitou e, de cabeça, fez um lindo gol encobrindo o goleiro Andrew.
O time alvinegro seguiu melhor na partida, enquanto o Flamengo tentava sair do sufoco. Filipe Luis mudou o time e o rubro-negro melhorou um pouco na partida.
O jogo ficou aberto. Era o Botafogo tentando contra Andrew e Flamengo contra Neto. No final, o rubro-negro foi mais feliz e Erick Pulgar garantiu a vitória e a classificação.
Torcida do Botafogo no Pé de Andrew
Um fato curioso na etapa inicial foram as vaias ao goleiro Andrew, do Flamengo, pela torcida do Botafogo, toda vez que ele pegava na bola. Os torcedores pegavam no pé do jogador, que começou a carreira no Glorioso.
Público e Renda
Carnaval, o pessoal viajando e até mesmo o desinteresse de alguns torcedores pelo Estadual… Tudo isso pode ter influenciado o baixo público no Nilton Santos, neste domingo. Estiveram presentes no estádio apenas 10.987 torcedores., sendo 10.133 pagantes e renda de R$ 651,330,00.

Não Era Biometria?
Há muito tempo que o acesso aos estádios no Brasil tem sido com biometria facial, sem a necessidade do ingresso físico. Muitos clubes, inclusive, têm vendido ingressos apenas pela internet. Porém, no jogo de hoje teve torcedor do Flamengo que relatou que solicitaram o comprovante do ingresso. E a pergunta que fica é: por que?
Fotos: Rodrigo Pinho – integrante do projeto da DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida