A seleção masculina de futebol do Brasil anunciou sua convocação de 18 jogadores, com até 23 anos para os Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, Chile.
Os jogos de futebol começarão no dia 22/10, tanto para o masculino quanto o feminino. O técnico do time brasileiro é Ramon Menezes, o mesmo que comandou a seleção principal antes de Fernando Diniz.
Ramon optou por um grupo alternativo devido à competição não ser considerada Data FIFA e ocorrer durante a temporada das principais ligas, o que não obriga os clubes a cederem jogadores.
A maioria dos convocados jogam em times brasileiros, com apenas quatro atuando no exterior. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Estados Unidos, Colômbia e Honduras. O torneio não serve como classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. No entanto, Ramon Menezes planeja usar a competição para testar e avaliar jogadores.
Os convocados:
Goleiros
- Mycael – Athletico-PR
- Andrew – Gil Vicente/Portugal
- Matheus Donelli – Corinthians
Laterais
- João Moreira – São Paulo
- Rikelme – Cuiabá
- Patryck – São Paulo
Zagueiros
- Lucas Halter – Goiás
- Gustavo Martins – Grêmio
- Arthur Chaves – (Acadêmico de Viseu/Portugal)
Meio-campistas
- Matheus Dias – Internacional
- Guilherme Biro – Corinthians
- Marquinhos – Nantes/França
- Ronald – Grêmio
- Igor Jesus – Flamengo
- Gabriel Pirani – DC United
Atacantes
- Matheus Nascimento – Botafogo
- Figueiredo – Vasco
- Kaio – Coritiba
A seleção feminina brasileira não participará dos Jogos Pan-Americanos pelo segundo evento consecutivo, devido às regras da Confederação Sul-Americana de Futebol, que concedem vagas em Paris 2024 apenas para os finalistas da Copa América 2022, não incluindo os Jogos Pan-Americanos. Essa é a situação tanto do Brasil quanto da Colômbia.
* Atualizado em 11/10/2023
Por Paulo Karam – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade, Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Foto Thais Magalhães/CBF.