O Novo Formato do Campeonato Carioca 2026

Facebooktwitterpinterest

Nesta quarta-feira (11/06), às 10 horas, foi realizado o Conselho Arbitral do Campeonato Carioca de 2026, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), que definiu os rumos do próximo Campeonato Carioca em 2026. As pautas que foram discutidas são estas:

  • Número de rodadas
  • Ajustes da forma da competição
  • Previsão de início e fim
  • Rebaixamento
  • Premiações
  • Sorteio da tabela

 

Todos os clubes da série A do Carioca estiveram presente na FERJ, com exceção do Fluminense que participou por  videoconferência, por já estar fora do Brasil para o Mundial de Clubes.

O presidente da FERJ, Rubens Lopes, apresentou as propostas do formato e abriu para votação dos clubes. A opção da FERJ foi de realizar o Conselho Arbitral bem mais cedo do que o habitual para uma programação melhor de datas e outras decisões do torneio.

Datas

O Campeonato começará mais tarde, com início previsto para 21 de janeiro e término marcado para 15 de março de 2026, que ainda pode ter algumas variações. Nos campeonatos anteriores eram 16 datas que agora foram reduzidas para 10, sendo 9 jogos nos fins de semana e somente 1 no meio de semana.

A redução de datas foi proposta para que os clubes possam usar força máxima para todas as rodadas, priorizando o torneio. As escolhas de apenas um jogo no meio de semana foi para liberar datas para outros torneios nacionais e internacionais.

A aprovação da proposta por unanimidade mostrou que os clubes parecem estar satisfeitos com a redução de jogos, além de um colaboração mútua junto aos clubes de menor investimento, caso necessário.

Formato do Campeonato Carioca

O Carioca será dividido em dois grupos com seis times cada. Os times dos grupo A enfrentarão os times do grupo B em jogos somente de ida. Todos terão três jogos como mandantes e três jogos como visitantes.

Os 4 melhores de cada grupo formam as quartas de finais, as quartas são formadas pelos times do mesmo grupo, o primeiro do grupo enfrenta o quarto do grupo e o segundo enfrenta o terceiro.

  • A1 x A4
  • A2 x A3
  • B1 x B4
  • B2 x B3

As quartas de finais serão decididas em jogo único. As semifinais serão feitas em jogos de ida e volta e a ordem dos confrontos será decidida por sorteio. E a final será realizada em jogo único.

Os quatro clubes que perderam nas quartas formaram as semifinais para a disputa da Taça Rio.

Rebaixamento

O novo regulamento prevê duas vagas de rebaixamento. Os dois piores clubes de cada grupo formam um quadrangular,  onde se enfrentam em jogos de ida e volta. O pior colocado deste quadrangular será rebaixado automaticamente, enquanto o segundo pior colocado disputa um playoff de jogo único contra o segundo colocado da Série A2 do campeonato carioca. Este playoff está planejado para acontecer em janeiro do outro ano, neste caso 2027, com o vencedor indo disputar a primeira divisão do campeonato carioca. Essa data não foi consenso entre os clubes, mas o assunto ficou de ser retomado mais adiante.

Sorteio

O sorteio aconteceu na sequência, sendo que primeiro foram sorteados os grupos dos quatro grandes, sendo dois por grupo. Por último, foi feito o sorteio dos demais times até completar seis clubes em cada grupo.

Os grupos ficaram:

  • Grupo A: Fluminense, Vasco da Gama, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Campeão da Série A2, Portuguesa
  • Grupo B: Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista, Nova Iguaçu

Ficou decidido que haverá clássicos apenas a partir da 2º rodada e que, obrigatoriamente, um clássico será realizado na data do meio de semana.

Premiação

A FERJ propôs que a cada partida realizada será entregue um prêmio fixo, destinado ao vencedor da partida. Os valores dos jogos serão diferentes de acordo com o tamanho da partida e nos clássicos o valor poderá ser maior do que uma partida entre dois de menor investimento, e uma partida entre um pequeno e um grande. Para quem passar de fase haverá nova premiação.

As Quartas de Finais possuem um valor que irá aumentar conforme o avanço do torneio até a final. O campeão terá premiação, diferente de anos anteriores que não existia mais. Os valores exatos ainda não foram definidos.

Em relação aos direitos de transmissão o debate ainda continua, e pode ocorrer a venda coletiva dos direitos de transmissão.

O Flamengo argumentou que o ideal era ter uma venda coletiva dos direitos, porém para não restrito a apenas um grupo de mídia e sim para múltiplos grupos, que pode gerar uma renda melhor para os clubes.

A discussão ainda seguirá em outras ocasiões.

Assuntos Gerais

Depois das definições surgiram algumas solicitações dos clubes.

O Flamengo, por exemplo, pediu o fim dos jogos às 16h, mas a FERJ argumentou que ainda precisa ser discutido após a definição sobre venda dos direitos de transmissão for feita.

Durante o debate, o Fluminense propôs uma inversão onde as Quartas de Final seriam em dois jogos e as Semifinais em apenas um jogo para que clubes de menor investimento possam ter mais possibilidades de renda. A proposta foi recusada por todos os clubes, com bons argumentos e o Fluminense voltou atrás em sua proposição, entendendo que se todos estão de acordo com a ideia anterior o Fluminense também concordava.

Para quem não sabe, vale uma observação sobre as votações. A ordem e a quantidade de votos está relacionada ao campeonato anterior, por exemplo em um campeonato com 12 clubes o Flamengo, por ser campeão, possui 12 pontos, o Fluminense, segundo colocado, tem 11 pontos e assim em diante.

 

Apuração e Reportagem Rafael Barros e Rodrigo Pinho – repórteres do Fim de jogo, integrante da DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida (Supervisão Daniela Oliveira) – Edição Cris Dissat.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo