No primeiro jogo dos playoffs do NBB 2024 deu Flamengo no Tijuca Tênis Clube. O rubro-negro venceu o Fortaleza Basquete Cearense por 79 a 71, no primeiro jogo da melhor de cinco. Os próximos dois jogos serão na casa do Fortaleza dias 07 e 09 de maio.
O Jogo
O jogo foi, sem dúvidas, uma partida digna de playoffs da NBB. As equipes desempenharam muito bem com seus confrontos táticos e das individualidades dos jogadores. Durante boa parte do primeiro quarto era impossível de apontar quem lideraria o placar. No fim da primeira etapa foi o Fortaleza que estava na frente com 25 pontos e o Flamengo 22 pontos.
No começo do segundo quarto o Flamengo apertou o Fortaleza. Atacava em velocidade e ganhava as disputas defensivas. As boas jogadas do Fortaleza na primeira etapa começaram a não acontecer com tanta facilidade. Ainda no começo do quarto, o Flamengo já havia virado o jogo. Uma coisa era certa, Gabriel Jaú estava atacado. O Pivô rubro-negro vibrava em quadra, chamando o jogo para si. Convertia os pontos, ganhava os rebotes e ajudava a defesa. Gabriel fez uma ótima partida, foi o líder de rebotes (8) e cestinha da partida com incríveis 22 pontos. Outro destaque do Flamengo na partida foi Cuello. O armador argentino foi um bom jogo e anotou pontos importantes pro mengo.
Quando terminou o segundo quarto em 43 a 39 para o Flamengo a expectativa era que o Fortaleza viria mais forte do intervalo. Porém, quem cresceu na partida foi o Flamengo. A equipe carioca não deixava o visitante respirar no jogo. Seus ataques em velocidade pegavam o Fortaleza completamente desarrumado. Balbi e Scott Machado eram os articuladores rubro-negros que ditavam esse ritmo rápido, tendo até lançamentos distantes para conectar o contra-ataque.
No último quarto o Fortaleza pouco pode fazer. Até conseguiu diminuir a diferença no placar, mas nada que fugisse do controle do Flamengo. No fim, o Fla manteve uma vantagem de segurança sobre o Fortaleza e venceu o primeiro jogo do playoff por 79 a 71.
Olivinha Recebe Carinho da Torcida
Como tem sido de costume nos jogos do Flamengo, o jogador Olivinha foi muito aplaudido e homenageado pela torcida e jogadores. No início do jogo, quem entregou a bola para o arbitro começar a partida foi a filhinha de Olivinha. Após a vitória, ele teve seu nome cantado e aplaudido na arquibancada. O pivô rubro-negro retribuiu o carinho e ficou em quadra para tirar foto até o último torcedor. Olivinha ainda recebeu uma homenagem da torcida, um quadro com uma foto sua escrito: “Obrigado, Olivinha”.
Olivinha foi ovacionado no Tijuca após o jogo@fimdejogo #FLABASQUETE pic.twitter.com/Qac2pLw7Y4
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) May 4, 2024
Gustavo De Conti
Gustavinho elogiou o bom jogo rubro-negro, mas alertou para os erros defensivos, principalmente na primeira etapa. Defesa que pra ele vai ser o fator decisivo na série contra o Fortaleza.
Gustavinho falou do jogo rubro-negro e da sequência de jogos contra o Fortaleza @fimdejogo #FLABASQUETE pic.twitter.com/UNPyQTA8Yh
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) May 4, 2024
Cestinha do Jogo
Gabriel Jaú vive uma excelente fase no Flamengo e mais uma vez provou porque é um dos melhores do Brasil na posição. Gabriel é o líder da média de pontos do Flamengo na temporada regular da NBB, com 13,3 pontos por jogo e líder da média de rebotes com 7.1 por jogo. “Estou muito feliz de estar podendo ajudar a equipe, hoje principalmente, que é o primeiro jogo do playoff contra o Fortaleza, então é super importante sair bem” respondeu após o jogo.
Gabriel Jaú falou após o jogo. Ele foi o cestinha do Flamengo no jogo, líder de pontos na temporada e líder em rebotes@fimdejogo #FLABASQUETE pic.twitter.com/J9xBGKwFd7
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) May 4, 2024
Próximos Jogos
Terça-feira (07/05), às 19h30
Quinta-feira (09/05), às 19h30
Por Paulo Karam – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira