Vitória sem sustos na noite desta segunda-feira. O Flamengo enfrentou o União Corinthians, no Tijuca Tênis Clube, e não demorou para construir o roteiro da partida que se prolongou até o fim, no qual a equipe rubro-negra venceu mais uma partida do NBB 2024/25, por 95-77, mantendo-se na liderança da competição. (fotos Celso Pupo/DC Press).
Ação do Dia Mundial do Diabetes
Além dos torcedores que festejaram dentro do ginásio por conta de mais uma grande atuação de seu time, alguns em especial tiveram uma experiência que não se esquecerão nem tão cedo. Isso porque o jogo entre Flamengo e União Corinthians contou com uma ação social especial.
O time de basquete do Flamengo em conjunto com as sociedades médicas SBEM-RJ (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Rio de Janeiro) e SBD Rio (Sociedade Brasileira de Diabetes Rio de Janeiro), com apoio do FimdeJogo, levaram um grupo de crianças e adolescente com diabetes para assistir a partida dentro do Tijuca Tênis Clube. A iniciativa foi para a marcar o mês do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. Pela SBEM Rio esteve presente a Dra. Flavia Conceição e pela SBD Rio a Dra. Thais Braga.
A garotada participou da cerimônia do início do jogo, entrando com as bandeiras do Brasil e do Flamengo, momentos antes do Hino Nacional tocar. Além disso, o Urubão, mascote do Flamengo, e com a Coelha Vicky, mascotes do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) se encontraram com eles na arquibancadas para fotos, abraços e muito carinho. E não parou por ai. Ao término do jogo, todos puderam tirar fotos e pedir autógrafos aos jogadores, que retribuíram a atenção e o carinho da criançada.
O técnico do Flamengo, Gustavo De Conti e o jogador Gui Deodato ganharam pins do Dia Mundial e ficou nítida a importância que eles deram à ação. Gustavinho colocou o pin na camisa e ainda dividiu conosco o porquê entende tanto ações como essa.
O Jogo
Nos primeiros minutos, dava pra sentir como o primeiro quarto se desenrolaria. Um Flamengo bastante agressivo, atacando bastante o perímetro do garrafão, sem deixar o União Corinthians confortável no jogo. Estiveram a todo momento à frente no placar e conseguiram abrir uma bela vantagem de pontos. 30×18.
O União Corinthians mostrou vontade no começo do segundo quarto, tiveram oportunidades de pontuar em alguns lances livres convertidos e diminuíram bem a desvantagem no placar até certo ponto. Mas por volta da metade do quarto, o Flamengo voltou a impor seu jogo físico e a colocar o adversário novamente em um cenário adverso. O time de Gustavo Conte foi para o intervalo com 20 pontos de vantagem. 59×39.
Nos dois últimos quartos, o Flamengo teve apenas a tarefa de controlar os ânimos para que a equipe de Santa Catarina não emendasse uma sequência de pontos para quem sabe encostar no placar. O União Corinthians venceu o terceiro e o último quarto por só um ponto de diferença, 3°Q 14×13 e 4°Q 24×23, o que não foi suficiente para chegar encostar no Flamengo dentro da partida. Resultado final: 95×77.
Encontro Especial da Garotada
Participaram da cobertura: Cris Dissat, Celso Pupo (fotógrafo), Oliver Moraes e Rafael Barros – integrantes do Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press e da Universidade Veiga de Almeida.