NBB 2023/2024: Franca é Campeão no Maracanãzinho

Facebooktwitterpinterest

Mesmo com o apoio de sua torcida, o Flamengo não conseguiu reverter a desvantagem na série e foi, mais uma vez, derrotado pelo Franca, no jogo 4 da final. O time paulista se sagrou campeão do NBB 2023/2024 na noite desta quinta-feira (13/06), no Maracanãzinho, conquistando o tricampeonato seguido na vitória por 69 a 59. (Crédito fotos: Ide Gomes).

O Jogo

Quem veio ao Maracanãzinho na primeira partida da série pode até ter estranhado e se pego pensando se estava assistindo um replay desse jogo. O cenário do jogo 1 se repetiu no jogo 4. Nenhuma das equipes pontuaram nos primeiros três minutos, até causando incômodo nos torcedores. O Flamengo exagerando na troca de passes dentro do garrafão, enquanto o Franca não tinha êxito nos arremessos. Com um placar baixo, os visitantes saíram na frente no primeiro quarto pelo placar de 13 a 9.

O rubro-negro teve um número alto de lances livres convertidos no segundo quarto, encostando ponto a ponto, mas não foi o suficiente para bater de frente com as bolas de três do Franca. A equipe carioca errava muito nos arremessos do perímetro, só não ficando mais atrás no placar por causa da defesa do Franca que ainda não tinha engrenado. Os times foram para o intervalo com o resultado parcial de 26 a 22.

Na volta do intervalo, o Flamengo continuava com os mesmos erros. Mantendo a insistência nas bolas de longe, a equipe comandada por Gustavo de Conti não converteu nenhuma bola de três no terceiro quarto, assim como nos dois primeiros. Franca enfim tomou as rédeas da partida e abriu boa vantagem, ficando no controle. Placar: 41 a 31.

Com uma sequência de 13 pontos seguidos, o Franca foi dominante por grande parte do último quarto, chegando a abrir 17 pontos de diferença para o Flamengo. Com o apoio da torcida, que permanecia sonhadora com a virada, a equipe rubro-negra conseguiu diminuir a desvantagem para 8 pontos na reta final, mas não foi o suficiente para impedir a derrota no quarto e decisivo jogo.

A Despedida da Lenda

O jogo também marcou o adeus do ídolo Olivinha, multicampeão pelo Flamengo e hexacampeão do NBB, das quadras. A todo momento em que era anunciado que ia entrar na partida, seu nome era ovacionado pela torcida. Após o apito final, o “Deus da Raça” caiu em lágrimas.

Depois da entrega das medalhas para os dois times e do troféu para a equipe do Franca, Olivinha permaneceu em quadra, atendendo e tirando foto com todos que pediam para registrar um momento com o jogador.

A quantidade de torcedores que estavam na espera era enorme, alguns chegaram até a desistir quando o camisa 16 começou a dar entrevista para a TV, lembrando que já estava rolando a bola para Flamengo x Grêmio, no Maracanã. Vendo o movimento das pessoas até a saída, Olivinha fez questão de correr até elas e falar com todos.

A torcida

Mais uma vez os torcedores deram um show no Maracanãzinho. Apesar do horário nada favorável, e ainda com jogo do Flamengo no Maracanã, foram mais de 5 mil pessoas prestigiando mais uma final do basquete. Os rubro-negros cantaram e apoiaram o time até o fim.

Público e Renda

No total, foram 5.399 presentes, sendo 4.300 pagantes e renda de R$ 138.045,00.

Participaram da cobertura Oliver Moraes (matéria do jogo) e Paulo Karan, estagiários do projeto da DC Press / Fim de jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo. Colaboração de fotos Ide Gomes.

 

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo