Há dois anos, um projeto ousado, proposto pela jornalista Vanessa Riche, selecionou três mulheres para narrarem os jogos da Copa do Mundo 2018, pela FoxSports. Sempre que conversamos sobre isso com a Vanessa sentimos o orgulho que ela sente – com toda razão – em ter conseguido concretizar a iniciativa.
Entre as frases muito significativas da jornalista, ao ver que mais de 300 meninas se inscreveram para participar da seleção: “Onde vocês estavam??”. Já dá para imaginar que não foi fácil e abriu um caminho fundamental para que a voz feminina pudesse ser incorporada as narrações dos jogos de futebol.
Antes da pandemia, nosso trabalho em parceria com a equipe do Damas do Esporte acompanhou diversas narrações dos jogos na Rádio FERJ da equipe, liderada pela Luciana Zogaib e com as repórteres Fernanda Pizzotti, Simone Saltiel, Rayane Meirelles, Paula Hirdes e Marina Damas.
Na terça-feira à noite, 12 de maio, o elenco do processo seletivo do Narra Quem Sabe se encontrou para um bate-papo online, descontraído, após dois anos do projeto. Histórias, bastidores e experiências foram compartilhados em uma Live no Youtube com a participação de Gaby de Saboya (@gabydesaboya), Isabelly Morais (@isabellymrf), Luciana Zogaib (@luzogaib), Manuela Avena (@manuavena), Natália Lara (@natalialaragc), Renata Silveira (@renatasilveirag) e Vanessa Riche (@vanessariche).
Depois do final do projeto, Vanessa deu continuidade à inserção das mulheres nos debates esportivos com o programa Comenta quem Sabe, aos sábados à noite, onde estive várias vezes para a resenha, que tinha um jeito diferente de debate.
Ações como esta são fundamentais para reforçar a presença da mulher na cobertura esportiva, que ainda precisa de mais ações como a da Vanessa para se consolidarem. Ficamos felizes que o FimdeJogo continua ajudando nesse trabalho e conta com mais duas repórteres no nosso time (Taina Oliveira e Patricia Bernardo).
A seguir o vídeo deste encontro.