O mundo se despediu das Paralimpíadas com uma sensação de dever cumprido. A festa de encerramento, que contou com aproximadamente 4.400 atletas de 168 delegações, sendo assistida por cerca de 70 mil espectadores, foi realizada no Stade de France e teve momentos de grande emoção com shows inclusivos e dançarinos de break brasileiros.
Publicado por @paralympicsVer no Threads
Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, discursou sobre o aprendizado que foi a convivência com os atletas e usou Gabrielzinho, nosso grande nadador dourado, como referência de felicidade e de como deve ser o espírito paralímpico: Quando o brasileiro Gabrielzinho conquistou suas três medalhas, numa atmosfera incrível, ele definitivamente mudou a forma como pensamos sobre diferenças e enviou uma mensagem poderosa para pessoas com deficiência: o esporte é pra você também.
O evento marcou a passagem do bastão para Los Angeles, cidade sede dos próximos Jogos Paralímpicos de 2028.
Ao som de muita música eletrônica, muita dança, sorrisos e até um doguinho na passarela, o Brasil se despediu de Paris entre os cinco melhores do mundo. Paris assistiu um Brasil que competiu forte em todas as categorias em que tinha representante. Quebramos o recorde de medalhas, 89, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.
Os franceses puderam testemunhar o surgimento de grandes campeões, grandes figuras e também, grandes promessas.
O verde e amarelo ficou marcado não só pela alegria e pelo samba, mostramos ao mundo todo que também somos o país da superação. De gente que não se conforma com as dificuldades, que ignora as limitações (o que é isso?) e que tem orgulho, muito orgulho de onde veio.
No Cristo Redentor
Por aqui, o momento também foi especial com o Cristo Redentor sendo iluminado de verde e amarelo para fechar o período Olímpico e começar a sonhar com Los Angeles. Que venha 2028!
Momentos da Cerimônia de Encerramento
A cerimônia mexeu com todo mundo. Os Jogos Paralímpicos mexeram com Paris. Os Jogos trouxeram histórias especiais de muitos brasileiros, como Andrew Parson.
Reportagem Renata Graciano, equipe FimdeJogo. Edição Cris Dissat. Fotos e vídeos do Cristo Redentor – Gabriel Solano / Today Soluções / Santuário Cristo. Fotos cerimônia de encerramento: Wander Roberto/CPB @wander_imagem Redentor