A notícia caiu como uma bomba, primeiro no mundo esportivo e depois se espalhou por todos os lados possíveis. Diferente da época em que ele encantava nos gramados, as notícias sobre a morte de Maradona rapidamente entraram nos trending topics do Twitter. Mais rápido do que em qualquer outro lugar.
O desafio – que parece ultrapassado sem grandes problemas – foi ter sempre um toque diferente nos milhares de textos sobre Maradona. Alguns disputaram a publicação de um clique com ele, uma história específica, um lance que o outro esqueceu, um jogo especial. Em dois dias, a história dele foi passada e repassada por todos os ângulos possíveis.
Textos, crônicas, matérias, biografias e tudo mais que uma lenda do esporte – ou muito mais do que isso para os argentinos – se espalharam e vão continuar. Só vendo e lendo tudo ao longo de muitos dias talvez seja possível conhecer mais tudo o que representou.
As vezes, os curtos e simples tocam muito, assim como algumas atitudes.
No perfil de Pelé, uma frase simples, mas com uma mensagem linda:
Que notícia triste. Eu perdi um grande amigo e o mundo perdeu uma lenda. Ainda há muito a ser dito, mas por agora, que Deus dê força para os familiares. Um dia, eu espero que possamos jogar bola juntos no céu.
Que notícia triste. Eu perdi um grande amigo e o mundo perdeu uma lenda. Ainda há muito a ser dito, mas por agora, que Deus dê força para os familiares. Um dia, eu espero que possamos jogar bola juntos no céu. pic.twitter.com/6Li76HTikA
— Pelé (@Pele) November 25, 2020
Na conta oficial do Boca, em 24h mais de 1M400 views e subindo.
#DiegoEterno pic.twitter.com/RwuscqcOSK
— Boca Jrs. Oficial (desde 🏡) (@BocaJrsOficial) November 26, 2020
No perfil do Internacional, a mudança do vermelho – insubstituível – pelo azul, em homenagem à Diego Maradona.
Maradona é único, como são os gênios. Se hoje estaríamos em lados opostos, dentro de campo sempre compartilhamos da mesma paixão: o futebol.
Na hora do apito inicial, oferecemos a reverência a um gigante. Gracias por todo, Diego! pic.twitter.com/iFcPHy9l6U
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) November 26, 2020
No perfil e em postagens do Nápolis – @sscnapoli
Nápoles, para Diego. #Maradona pic.twitter.com/1hDG9MZuAy
— Irene L. Savio (@Irenls_) November 26, 2020
🕯️💙♾️ pic.twitter.com/kbeuyYtxre
— Official SSC Napoli (@sscnapoli) November 26, 2020
Nós entramos no mundo do jornalismo esportivo em outro momento. Vivemos como torcedores aquela época, mas entendemos a dor que os argentinos estão sentindo. Sabemos que talvez nunca passe.
Ídolo? Acho que o termos mais certo e que deve ficar – A Lenda.