Maracanã

Maracanã – Estádio Mário Filho

Facebooktwitterpinterest

A ideia desta área não é contar a história de um dos estádios de futebol mais emblemáticos do mundo. Nosso espaço é pensando em como você pode chegar e se localizar para ir ao Maracanã.

Depois da urbanização do entorno e das obras por causa da Copa do Mundo 2014, a configuração dos acessos e bilheterias mudou de vez. Uma parcela significativa do público já se habituou, mas temos muitos torcedores que vem pela primeira vez. Além disso, algumas dúvidas são bem comuns e, por isso, seguem algumas dicas.

Lembramos que existe uma distribuição das torcidas no estádio, mas depende do Campeonato e do mandante. Em campeonatos estaduais a divisão é igual, sendo 50-50 para cada clube. As torcidas de Flamengo e Fluminense têm local fixo, sendo o Norte para a rubro-negra e Sul para a tricolor. Torcida do Botafogo fica no setor Norte quando o jogo é contra o Fluminense e no Sul quando o jogo é com o Flamengo. A Torcida do Vasco fica no setor Sul nos jogos com o Flamengo e no Norte com jogos com o Fluminense.

No Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Sulamericana e Libertadores – a divisão é 90-10 para o mandante do jogo.

Acessos

São seis acessos ao Maracanã, identificados por letras e são distribuídas no sentido anti-horário. Alguns são mais conhecidos pelos apelidos que os torcedores deram ao longo do tempo.

Acesso A – é o da UERJ e fica bem em frente a saída da rampa do metrô. Por ele, os torcedores chegam ao Setor Oeste, Cadeiras Cativas, Maracanã Mais e Camarotes.

– Acesso B – fica na Rua Eurico Rabelo. Quem vem de metrô, deve seguir para o lado direito para entrar nesse acesso. Fica antes da Torre de Vidro e os torcedores usam para chegar ao setor Sul. Em algumas vezes, a entrada das áreas superior e inferior são divididas entre o B e C.

– Acesso C – também fica na Rua Eurico Rabelo, depois da Torre de Vidro e em frente ao Bar dos Esportes (Rua Isidro de Figueiredo). Por ali, entram os torcedores que vão para o Setor Sul.

Acesso C do Maracanã

– Acesso D – ou do Bellini. Um dos pontos mais conhecidos do estádio. Inclusive evite marcar o ponto de encontro com amigos ali, pois todo mundo vai para o melhor lugar e vai difícil conseguir se encontrar. É o acesso do Setor Leste Superior ou Inferior e, ocasionalmente, o Norte Superior (E). Se isso acontecer, haverá a explicação no seu ingresso.

– Acesso E – na Rua Mata Machado, que é apenas de circulação de pedestres. Os torcedores utilizam para entrar no Setor Norte do Maracanã. Tem uma grande área aberta para circulação e fica em frente ao antigo Museu do Índio.

– Acesso F – fica na Radial Oeste – nome oficial é Avenida Presidente Castelo Branco – e é também o acesso do Setor Norte. O espaço de circulação da entrada não é tão fácil quanto no acesso E, mas no seu ingresso estará identificado.

Bilheterias

São quatro bilheterias no entorno do estádio. Não ficam ao lado dos respectivos acessos e recebem configurações de acordo com o jogo.

– Bilheteria 1 – na Avenida Maracanã

– Bilheteria 2 – na Rua Eurico Rabelo, em frente à Rua Visconde de Itamaraty

– Bilheteria 3 – perto da saída da rampa do metrô e do acesso A (UERJ)

– Bilheteria 4 – Também na Avenida Maracanã, perto da Rua Mata Machado, na descida do viaduto Oduvaldo Cozzi.

Observações

– Não há problemas em passar do setor inferior para o superior no Norte e no Sul, desde que os dois estejam abertos.

– Não há possibilidade de troca de acessos, pois são fechados por barreiras físicas e com seguranças.

– No setor Superior, geralmente ficam as Torcidas Organizadas.

Estacionamento

A CET Rio tem feito muitas modificações nos acessos ao entorno do Maracanã, por isso, é muito importante ficar atento às notícias ou à nossa cobertura em tempo real.

– O estacionamento da UERJ é um dos mais utilizados, o valor é de R$ 30,00 e abre cerca de quatro horas antes da partida. Em algumas ocasiões, em função das aulas da universidade, ele fica fechado, mas sempre vamos atrás dessas informações e divulgamos no twitter do @fimdejogo e do @equipefimdejogo.

– O Maracanã abriu um estacionamento interno, com acesso pelo portão ao lado da Torre de Vidro, que fica na Rua Eurico Rabelo, entre os acessos B e C do Maracanã. O preço é alto R$ 50,00. O projeto de compra online está previsto para setembro, em função do fechamento – inúmeras vezes – da Rua Eurico Rabelo o que dificulta a entrada dos carros que não tiverem o ticket do local.

– Não existem estacionamentos oficiais da CETRio no entorno do Maracanã. Quem estiver com coletes está infringindo a Lei, já que não existe esse serviço no local.

– Muitos torcedores utilizam o estacionamento do Shopping Tijuca. São cerca de 15 minutos de caminhada até chegar ao estádio.

– Outras opções: vamos mapeando e informando nas coberturas dos jogos.

Trem e Metrô

Os dois acessos são integrados na mesma passarela, com passagens diferentes. É uma passarela larga, porém fica completamente lotada em dias de jogos com grande público. É preciso paciência para passar.
Nos telões do estádio, geralmente, são informados os horários das últimas saídas das composições.

 

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Cristina Dissat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.