Homenagem a Mané Garrincha e Museu do Botafogo

Facebooktwitterpinterest

Os botafoguenses estão em um momento especial. Além dos resultados do Brasileirão 2023, a terça-feira foi de mais comemorações com a apresentação da escultura de Mané Garrincha, na sede do clube em General Severiano e mais uma etapa para o projeto do Museu do Botafogo.

A cerimônia foi comandada pelo presidente Durcesio Mello e Ricardo Macieira, coordenador  e curador do Museu Botafogo. Estiveram presentes familiares de Garrincha, dirigentes e ídolos como PC Caju, Carlos Roberto e Jairzinho.

Também foi inaugurado o Farol “A Estrela que nos conduz” que tem 27 metros de altura e com fácil visão de diversos pontos após o túnel que dá acesso à Copacabana. Entre os informes durante o evento, foi anunciada a campanha de crowdfunding, que vai possibilitar ao participante ter seu nome eternizado em uma estrela no “céu” da sede do clube, a partir de 12 de agosto.

Além disso, foi anunciado o início das obras do Museu Botafogo, que começam em setembro. O museu terá uma área total de 1.500m² em sua primeira fase, ocupando o foyer e o salão principal. Dúvidas só em relação a entrega, porque o Durcesio garante que será julho e a organização tem a data prevista para agosto de 2024. Vamos ver quem será que vence essa disputa.

 

Sobre a Escultura

A escultura de Garrincha é um projeto desenvolvido pelo Botafogo e pela MUDE, com desenho original do arquiteto Daniel Brandimarte e execução a cargo do artista plástico Glauco Bernardi, e está na área externa do Museu fazendo uma alusão ao “anjo das pernas tortas”, uma das formas como Mané era chamado. Também no jardim, todos os dias de 18h às 22h (e 20h a 0h no verão) já pode ser vista a Estrela Solitária brilhando do farol de 27 metros no céu de Botafogo. (fotos Celso Pupo/DC Press)

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Cristina Dissat