A última rodada do Brasileirão para o Flamengo, contra o Vitória, já não valia mais nada. Mas, era especial para o torcedor. Era a despedida de Gabigol, que se tornou ídolo, um dos maiores artilheiros do Flamengo e empilhou taças em cinco anos de clube. E na sua despedida, ele não poderia passar em branco. Teve gol do Gabigol no empate em 2 a 2.
Maracanã
Comemoração do @gabigol #Flamengo pic.twitter.com/rc4N9khU2P— Fim de Jogo (@fimdejogo) December 8, 2024
Ninguém queria ficar de fora da despedida. Para conseguir ingresso os torcedores tiveram que enfrentar uma enorme fila online no site de vendas e os ingressos esgotaram no mesmo dia que a comercialização foi aberta.
Antes mesmo de chegar ao estádio já dava para perceber como estava o sentimento dos torcedores. O papo era só um: Gabigol. Era torcedor vendo no celular vídeo sobre o atacante, amigos conversando e um perguntando para o outro “Você vai chorar?” e camisa em homenagem ao atacante com a frase do narrador João Guilherme na final da Libertadores de 2019.
Copo Especial, Mosaico e Homenagem no Gramado
Na despedida de Gabi não poderia faltar todas as taças conquistadas pelo atacante com a camisa do Flamengo. No total, foram 13 em cinco anos de rubro-negro.
O jogador entrou em campo um pouco antes da bola rolar, se emocionou com os familiares, tirou foto com os troféus, teve o nome gritado pela torcida e o pedido de “Fica Gabigol”. Além de um mosaico gigante no setor Norte com sua famosa pose e um bandeirão também com todas as taças e o rosto do atacante. Nas ruas, a garotada também cantava:
Maracanã – garotada de novo @gabigol #Flamengo pic.twitter.com/S9QP4WdUYC
— Fim de Jogo (@fimdejogo) December 8, 2024
A lembrança da despedida do atacante foi o copo do jogo, no valor de R$ 25,00. No entanto, foram apenas 3.000 copos comercializados. Como esperado, os copos foram vendidos rapidamente e muita gente comprando mais de um.
Em meio ao clima de dia especial, o torcedor não poupou a diretoria. Durante a homenagem a Gabigol, o presidente Rodolfo Landim não foi perdoado pela torcida e foi muito xingado nas arquibancadas.
O Jogo
Se nas arquibancadas era festa, emoção e muita cantoria, em campo o time parecia não estar na mesma sintonia do seu torcedor. O Flamengo não foi bem no primeiro tempo e acabou indo para o intervalo perdendo por 1 a 0. A equipe ainda tentou, mas não foi eficaz para chegar ao empate.
O time melhorou no segundo tempo e chegou ao gol com ele: Gabigol. A torcida “explodiu” na comemoração e, mais uma vez, pediu para o atacante ficar.
Só que o Vitória aproveitava os contra-ataques e em um deles voltou a ficar a frente no placar. Mas Ayrton Lucas voltou a deixar tudo igual.
Logo após o gol de empate, emoção em campo e nas arquibancadas. Gabigol deixou o gramado ovacionado pelo torcedor e recebeu o carinho também dos companheiros.
Ao final do jogo, o atacante foi até a torcida e deu a volta olímpica agradecendo os torcedores e sendo ovacionado pela torcida nas arquibancadas. O adeus de um grande ídolo da história do clube. Marcado na história rubro-negra.
Público e Renda
Ingressos esgotados e mais um grande público no Maracanã para ver o último jogo de Gabigol com a camisa do Flamengo. Foram 67.113 presentes e renda de R$ 2.949.497,50.
Participaram da cobertura Cris Dissat (editora do Fim de Jogo), Patrícia Bernardo (repórter do Fim de Jogo), Celso Pupo (fotógrafo) e João Pedro Farias (integrante do Projeto Educacional do Fim de Jogo/DC Press com a Universidade Veiga de Almeida)