O Fluminense encarou o Chelsea (ING) na tarde desta terça-feira (8/07), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, querendo fazer história. Uma história ainda mais bonita do que a que já vinha fazendo no torneio ao chegar à semifinal da competição. Mas, o sonho de chegar à final do Mundial chegou ao fim com a derrota por 2×0. Por ironia do destino, o triunfo inglês veio dos pés de um ex menino de Xerém, João Pedro. (Fotos: Marcelo Gonçalves/Fluminense)
Apesar da derrota, o tricolor se despede do Mundial com uma grande campanha, que foi motivo de muito orgulho para seus torcedores, que manifestaram esse sentimento nas ruas e nas redes sociais.
Dificuldades na Primeira Etapa
Foi um Fluminense diferente do que o torcedor se acostumou a ver no Mundial. O tricolor começou o jogo com muitas dificuldades, sofrendo muita pressão dos ingleses na saída de bola e vendo o Chelsea criar muitas oportunidades. Até que aos 18 minutos, João Pedro, fez jus à lei do ex e abriu o placar para a equipe europeia. Em respeito ao clube que o revelou, não comemorou.
Após o gol, o tricolor cresceu no jogo. Criou algumas oportunidades, sendo a principal uma finalização que o defensor tirou em cima da linha. Além disso, aos 35 minutos o juíz marcou um pênalti, mas o VAR entrou em ação. O árbitro foi até o monitor analisar o lance e anulou o pênalti, terminando o primeiro tempo em 0 x 1.
João Pedro Decisivo Novamente
Na volta do intervalo esperava-se que o Fluminense continuasse pressionando em busca do empate, mas o que se viu foi o oposto. A equipe inglesa voltou com a mesma pressão do primeiro tempo, só que mais intensa, o que fez a equipe carioca criar muito pouco e sofrer bastante com os ataques do Chelsea. Aos 11 minutos, com mais um gol de João Pedro, ampliou o placar para 2 x 0. No restante do segundo tempo, o Chelsea dominou as ações, garantindo a classificação para a final.
Público
A Copa do Mundo de Clubes vinha sofrendo com o problema de público baixo e pouca procura de ingressos, mas a partir da fase eliminatória os estádios ficaram mais cheios e dessa vez não foi diferente. O público registrado foi de 70.556 presentes.
Retorno ao Brasileirão
O Fluminense volta agora as suas atenções ao Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Cruzeiro na próxima quinta-feira (17/07), às 19h30, no Maracanã. A partida é válida pela 14ª rodada do campeonato. O tricolor ocupa a 6ª posição na tabela, com 20 pontos conquistados.
Por Rodrigo Pinho – repórter do Fim de jogo, integrante da DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.