Com uma ótima vitória conquistada na Argentina, pelo placar de 113×80, o Flamengo dependia de si no segundo jogo para avançar na Champions League Americas (BCLA). E não deu outra, o rubro-negro derrotou novamente, na noite desta quinta-feira (7 de março), o Obras-ARG, agora no Maracanãzinho, por 80 a 67, garantindo-se na semifinal da competição.
Primeiro Quarto Controlado e Susto no Segundo
Foi um grande começo de jogo do time comandado por Gustavo de Conti, com os jogadores não tomando conhecimento do adversário. Tiveram o primeiro quarto controlado a maior parte do tempo. Kayo Gonçalves se destacou, acertando duas bolas de três seguidas. A equipe argentina chegou a encostar no último minuto, fechando a parcial em 22 a 18.
No início do segundo quarto, parecia que o bom ritmo do Flamengo iria continuar. O rubro-negro marcou 7 pontos nos primeiros 2 minutos, sendo 5 deles convertidos por Gabriel Jaú, mas o Obras se mostrou aguerrido no decorrer do quarto e os times acabaram empatados com 19 pontos para cada lado. Assim, o placar parcial ficou de 41 a 37.
Domínio Rubro-Negro para Sacramentar a Vitória
Depois do intervalo, o Flamengo voltou determinado em decidir a série neste segundo jogo. Gabriel Jaú, o cestinha da partida com 24 pontos, se mostrou ainda mais presente dentro de quadra e comandou a equipe. No estouro do cronômetro, Scott Machado acertou uma bola de três para levar o público à loucura e deixar o time carioca ainda mais na frente por 68 a 54.
Era o momento do Obras se lançar para o ataque se quisesse a reação. Tentaram arremessos de longe, buscando acertos de três. Mas, terminaram apenas com três desses arremessos convertidos, enquanto o Flamengo tinha boa vantagem no placar e conduzia a partida à vitória. Resultado final: 80 a 67.
O Público
Para um torneio continental, o número de torcedores presentes poderia ser melhor. O que não significa que o pessoal não estava animado. A torcida que compareceu se fez ouvida durante o jogo e empurrou o time, como sempre faz.
Uma vitória tão importante merece o que sempre comentamos aqui e o que os torcedores sempre pedem também ao clube: compartilhar mais essas conquistas nas redes sociais. No perfil oficial, o clube fez alguns reposts do jogo para comemorar a vaga na semifinal da competição.
Por Oliver Moraes – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.