No dia em que o ataque do Flamengo não esteve inspirado, a defesa do Franca se mostrou sólida para a vitória de 69 a 56 da equipe paulista na manhã deste sábado (01/06), no primeiro jogo da série melhor de 5 da final do NBB, que aconteceu no Maracanãzinho. (fotos Gilvan Souza/CRF)
O Jogo
A tônica do que seria o restante da partida pôde ser notada ainda no primeiro quarto, com um placar baixo de 13×12 para o Flamengo. Erros de ambos os times deixaram os primeiros 10 minutos de jogo com uma pontuação aquém da que costumamos ver no basquete.
O Franca assumiu a liderança no segundo quarto, e daí em diante não saiu mais da posição até o final do jogo. Um Flamengo ansioso, pecando nos arremessos e uma defesa segura dos visitantes resultou em terceiro quarto com uma diferença de 16 pontos no placar: 51×35.
Enquanto isso, a Torcida do Flamengo não desistia.
Cheguei
Flamengo x Franca pic.twitter.com/tjgfFEy6v1— Fim de Jogo (@fimdejogo) June 1, 2024
De tempos em tempos o Flamengo esboçava alguma reação, muito por conta dos torcedores que cantavam e empurravam o time na arquibancada. Mas não foi o suficiente para o Franca abaixar a guarda.
O último quarto do jogo terminou em 69×56 para a equipe de São Paulo, local onde serão os próximos dois jogos da decisão, na semana que vem (06/06 e 08/08).
The Last Dance
Em seus momentoa finais vestindo a camisa rubro-negra, o ídolo Olivinha pode ter feito sua última aparição em quadra para a torcida do Flamengo. Para que tenha a oportunidade de pelo menos se despedir adequadamente da Nação, é necessário que a equipe de Gustavo de Conti vença ao menos uma das duas partidas que disputará em Franca, para assim forçar o jogo 4 e levar os instantes finais da disputa pelo título da temporada 2023/24 do NBB ao Maracanãzinho.
Olivinha veio falar com os torcedores.
Pessoal ficou até o apagar das luzes para falar com o ídolo@fimdejogo #NBBCAIXA #FinaisNBB pic.twitter.com/Q3XlXOGatP
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) June 1, 2024
A Torcida
Se tem algo que sempre ressaltamos ao longo da tempo é da importância dos torcedores em abraçarem o time e comparecem nos jogos. Hoje os rubro-negros presentes no Maracanãzinho não deixaram a desejar em nada. Fizeram um show mesmo quando a partida indicava que não teria reviravolta. Caso tenha o jogo 4 no Rio, será fundamental mais uma atuação da torcida como a de hoje.
Público e Renda
A partida contra o Franca marcou o recorde de público na atual temporada, quase 8 mil torcedores compareceram no ginásio. 7.874 presentes, 6.596 pagantes e renda de R$ 202.235,00.
Festa das luzes no intervalo
FLA 13×12 FRA@fimdejogo #NBBCAIXA #FinaisNBB pic.twitter.com/Z5LIRdflb8
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) June 1, 2024
Por Oliver Moraes – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fim de jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. A cobertura foi feita também pelo Paulo Karam, do Projeto, e Cris Dissat, editora.