Final da Copa do Brasil: Vasco É Valente, Mas Perde o Título

Facebooktwitterpinterest

Dia de Maracanã. De final de Copa do Brasil entre Vasco x Corinthians, no Maracanã. Com o empate no primeiro jogo e a boa atuação do Cruzmaltino na partida de ida, o título estava muito palpável para o torcedor. Só que é futebol, e tudo pode acontecer. O Vasco foi muito valente, a torcida fez uma festa linda e reconheceu o esforços dos jogadores. Só que só um pode ganhar e, neste domingo, o Corinthians foi mais feliz e venceu por 2 a 1. (Fotos: Celso Pupo/DC Press/Fim de Jogo)

Foi Valente, Mas Não Deu

O Vasco foi para cima do Corinthians. Empurrado pela torcida, buscou o ataque no início da partida. Porém, deixava alguns espaços e foi aí que a equipe paulista aproveito para abrir o placar, com Yuri Alberto.

O gol deixou o jogo um pouco tenso e cada falta marcada, ou não, o torcedor reclamava. Mesmo com o placar adverso, a torcida não parou de cantar e mandava o cruzmaltino ao ataque. Só que os espaços iam sendo deixados e, em um contra-ataque, quase que o Corinthians ampliou.

Mas, ainda no primeiro tempo, veio o alívio do torcedor vascaíno. Nuno Moreira deixou tudo igual para a explosão da torcida. E o Maracanã foi tomado pelo som de “O Vasco é o time da virada”.

O segundo tempo foi um pouco mais truncado e mais quente também. Qualquer coisa, surgia uma treta entre os jogadores. O Vasco tentou, a torcida cantou e subiu o som. Mas, em uma bobeira da defesa, Memphis aproveitou e recolocou o time paulista na frente. O gol ainda foi checado pelo VAR, para um possível impedimento, mas confirmado.

O gol deu uma esfriada na torcida do Vasco. Em alguns momentos, a arquibancada tentava elevar o tom, soltar o canto mais forte, empurrando o time para o empate. E ele quase veio no final da partida, mas parou no goleiro Hugo Souza.

No final do jogo, a torcida do Vasco reconheceu o empenho dos jogadores e aplaudiu bastante.

Times em Campo

Era nítida a ansiedade dos vascaínos, mas – ao mesmo tempo – o torcedor mostrava confiança. Pessoal chegou cantando muito e os fogos dominavam o som nos arredores do Maracanã.

Foi uma festa muito bonita nas arquibancadas. A recepção ao time foi com balões pretos e brancos, placas com o escudo do clube, o tradicional bandeirão da torcida no setor Sul e muitos sinalizadores. Em toda a parte. E, claro, um barulho ensurdecedor da torcida, que não parou de cantar um minuto.

E a festa não ficou restrita às arquibancadas. Antes da entrada dos times em campo, a Red Bull fez uma ação com um torcedor  sobrevoando o Maracanã e descendo no gramado de parapente, para delírio da torcida.

Público e Renda

Um excelente público na final da Copa do Brasil. Foram 67.111 presentes, sendo 64.420 pagantes. A renda foi de R$ 13.214.612,50.

Chegada ao Maracanã

Dia de começar o domingo cedo, tanto para os torcedores quanto para quem está trabalhando nessa cobertura da final. Se o vai e vem dos torcedores estava razoavelmente tranquilo por volta de uma e meia da tarde, não dá para falar o mesmo no acesso da imprensa, para a cobertura do jogo. A equipe se dividiu e conseguimos garantir o lugar na Tribuna, mas para o credenciamento foram cerca de 40 minutos de espera.

Enquanto isso, do lado de fora, os torcedores começavam a chegar em maior número, mas algumas mudanças confundiram um pouco. Porque os ônibus da Torcida Corinthians entraram na Rua Mata Machado, deixaram os torcedores e saiam de novo. Para que isso acontecesse, o trecho na frente do acesso Norte E ficou fechado para os torcedores do Vasco que precisavam ir andando pela pista da Avenida Rei Pelé no sentido zona norte.

A situação complicou quando também ficou parcialmente fechado o acesso para que todos os ônibus entrassem. Mas depois tudo resolvido.

Recepção do Time

O ônibus foi recebido com muita festa pela torcida, mas com uma organização um pouco confusa. Primeiro os torcedores foram segurados na primeira barreira de seguranças. Após a passagem do ônibus do Corinthians, parecia que a galera ia ficar em uma segunda grade, até que liberou geral, todos muito próximos ao ônibus e apenas uma pequena barreira policial separando.

Quando o time chegou a festa foi com tudo o que tinha direito, fogos, sinalizadores, fumaça, bombas e, claro, muito canto da torcida. Após isso, o movimento seguiu tranquilo, apesar de muito intenso. Todos os torcedores seguiram para os seus setores sem nenhuma intervenção do policiamento.

Remanejamento da Torcida do Corinthians

O setor da torcida do Corinthians era apenas o Norte E. Porém, sabe-se lá como, alguns torcedores paulistas conseguiram ingressos para as cadeiras cativas. Aquelas que ficam próximas ao setor Norte – acesso F. Esse setor foi aberto para a torcida do Vasco. Ou seja, a chance de uma confusão era grande, já que os setores são pertos um do outro.

Antes do jogo começar, a polícia retirou os corintianos do setor. A torcida foi conduzida para os corredores e ficou aguardando a escolta da polícia até o setor Norte, destinada a ela, que inclusive estava bem lotada.

Durante a mudança também teve provocação dos dois lados.

 

Cobertura: Cris Dissat, Patrícia Bernardo, Celso Pupo (fotos) e Rodrigo Pinho (integrante do Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press e a Universidade Veiga de Almeida, supervisão Daniela Oliveira).

 

 

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo