Fim de Jogo 20 Anos: Workshop e Mesa Redonda na UVA

Facebooktwitterpinterest

São 20 anos de muitas histórias e ajudando o torcedor nos estádios do Rio de Janeiro. Por isso, comemorar de um jeito especial era um sonho. (Fotos: Celso Pupo e Anna Lemos – estagiária do Projeto Educacional Fim de Jogo/UVA)

O aniversário do Fim de Jogo foi no dia 1º de fevereiro. Mas, os presentes estão vindo em vários momento. Um deles, e muito especial veio mesmo no dia 15 de março com o evento para falar sobre jornalismo esportivo, no Lab Ideias, da Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca.

Workshop – Cobertura nas Redes Sociais

O evento foi dividido em duas atividades: o Workshop “A Cobertura Esportiva nas Redes Sociais” e a mesa redonda “Jornalismo Esportivo e Digital”. Tudo organizado com muito carinho e dedicação pelo Fim de Jogo/DC Press e a Universidade Veiga de Almeida, através do Curso de Comunicação Social.

Mesmo com o susto na quinta-feira, véspera do evento (caiu uma árvore na Rua Ibituruna, onde fica a Universidade, deixando toda a região sem energia), tudo conspirou para dar certo. Na sexta-feira, apesar das aulas suspensas na UVA, não faltou luz e tivemos um número muito bom de alunos participando do Workshop – quase 40. A capacidade máxima da sala era de 50 pessoas. Foi uma tarde-noite perfeita.

A organização do evento teve a participação da Daniela Oliveira, da Veiga de Almeida, e da jornalista e influencer Renata Graciano. Os alunos do Projeto Educacional Fim de Jogo/UVA (Antonio Brenna, Paulo Karam, Oliver Moraes, Raphael Molinaro e João Pedro) colaboraram na cobertura junto com a repórter Patrícia Bernardo e o fotógrafo Celso Pupo.

Um pouco de história

Para levar os participantes a entender um pedacinho da história do FimdeJogo, a equipe trouxe algumas lembranças, como mascotes da Copa e Olimpíada; bola oficial usada em um jogo da Copa, presente da Coca-Cola; camisas, chaveiros, medalhas, pins e por ai vai. E até inusitado como um kit da Gillette, quando participamos de uma coletiva online com Xavi. No kit, “suor do jogador”, com certeza uma jogada de marketing na época, que todos curtiram.

Workshop: A Cobertura Esportiva nas Redes Sociais

O Workshop, voltado para os estudantes, foi feito pela Cristina Dissat, idealizadora e editora do Blog Fim de Jogo. Foram duas horas de muitas informações sobre credenciamento, linha editorial, escolha da rede social, entre tantas outras questões essenciais em uma cobertura esportiva.

Os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre como funciona alguns processos e participaram de dinâmicas durante a atividade para sentir um pouquinho como é o trabalho.

E, claro, futuros jornalistas não poderiam deixar de ganhar de brinde o que? Isso mesmo: um bloquinho e lápis (sim, no mundo digital precisa ter isso), com a nova logomarca do Blog. Material essencial mesmo na era digital.

Mesa Redonda: Jornalismo Esportivo e Digital

A partir das 18h, foi a hora de dividir experiências em um “debate” bem descontraído com profissionais de áreas e esportes distintos: jornalistas, a galera nerd da tecnologia, influencers, fotógrafos, assessores etc.

Mas essa foi uma mesa redonda diferente. Nada daquela tradicional mesa onde os convidados ficam de frente para quem está assistindo contando suas experiências profissionais. A ideia foi misturar esses profissionais com os estudantes, que tiveram a oportunidade de trocar com eles, bem de perto, sentados ao lado.

Então imagina você participando de um evento e, de repente, senta ao seu lado Carlos Mansur, Débora Gares, Eric Faria, Reikrauss, Fred Gomes, Sérgio du Bocage, Smigol… Só para citar alguns dos nomes que estiveram presentes nesse bate papo.

Tivemos, também,  a participação de Saulo Campos (Lumo Comunicação, atende à FERJ), Felipe Mussa (repórter do Sportv), Alexandre Loureiro (fotógrafo), Fabrízio Gallas (assessor de imprensa tênis), Márcio Padilha (ex-vice presidente de Comunicação do Botafogo), Belle Suarez (repórter da Flu TV e da Cazé TV), Carlos Gregório (assessor de imprensa do Vasco), Cristiano Santos (turma nerd e tecnologia), Guga Alves (um dos programadores do código do WordPress), José Telmo (professor de Administração e Marketing) e Rudy Trindade (fotógrafo).

Foi um bate papo muito bacana onde cada um falou sobre as suas experiências profissionais, seus medos, os frios na barriga quando iniciam um projeto novo e tudo de uma forma divertida, arrancando muitas risadas de todos.

Muitas histórias, muitas vivências, muitas trocas que vão ficar, com certeza, marcadas na cabeça de quem esteve presente.

Ao final, ainda teve uma brincadeira com perguntas sobre algumas histórias do Fim de Jogo que quem acertasse ganhava um brinde (plaquinha, livros, bonés etc). E adivinha o que todo mundo sabia? Qual a pergunta que mais as pessoas fazem em dia de jogo. É, ela mesma: se o estacionamento da UERJ está aberto.

O nosso muito obrigado a todos que estiveram presentes neste evento, que foi idealizado pela Cris Dissat com tanto carinho. Vida longa ao Fim de Jogo e que venham mais 20 anos.

Um balanço geral, com depoimentos de todos os participantes, para compartilhar tanta informação importante, vai estar no Canal do Youtube do FimdeJogo, nos próximos dias.

 

 

 

 

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Patricia Bernardo