Nesta segunda-feira, 27/02, tivemos as premiações da Fifa em Zurique, na Suíça, para os melhores jogadores e jogadoras referentes ao período de agosto de 2021 a dezembro de 2022. O Brasil esteve presente com homenagens ao Rei Pelé e em algumas premiações como Casemiro nos melhores 11 jogadores do mundo e Richarlison no Prêmio Puskas.
A homenagem a Pelé contou com a presença de Ronaldo Fenômeno que após seu discurso entregou um prêmio The Best simbólico à Márcia Aoki, viúva de Pelé. Por fim, o Seu Jorge cantou ao mesmo tempo em que passavam imagens do Rei nos telões da cerimônia.
Veja os vencedores:
- Melhor Goleira do Mundo – Mary Earps
A goleira inglesa de 29 anos e jogadora do Manchester United arrecadou o prêmio depois de temporada espetacular.
- Melhor Goleiro do Mundo – Emiliano Martinez
Campeão do Mundo de 2022 pela Seleção Argentina, o goleirão também foi eleito o melhor goleiro da Copa fazendo defesas importantíssimas de pênalti e na final contra a França.
- Prêmio Puskas – Marcin Oleksy
Diante de jogadores gigantes como Balotelli, Richarlison e Payet, o vencedor do melhor gol de 2022 foi Marcin Oleksy, polonês de 35 anos, jogador do futebol de amputados. Em 2010, Marcin trabalhava numa obra quando sofreu um acidente e precisou amputar a perna. Ele voltou a jogar futebol em 2019 e hoje arrecadou o prêmio de gol mais bonito por um voleio espetacular.
- Melhor Treinadora do Mundo – Sarina Wiegman
A treinadora que comanda a Seleção Holandesa arrecadou seu terceiro prêmio como melhor treinadora. Sarina tem 53 anos e é ex-jogadora da seleção da Inglaterra, onde atua como meio-campista.
- Melhor Treinadora do Mundo – Lionel Scaloni
O treinador de 44 anos foi campeão da Copa do Mundo em 2022 com a Argentina. Venceu a disputa de melhor do mundo competindo contra nomes de peso como Ancelotti e Guardiola.
- Prêmio Fair-play – Luka Lochoshvili
O prêmio é dado para atos de espírito esportivo dos jogadores ao longo do ano e quem ganhou foi o georgiano Luka. Ele prontamente socorreu um jogador da equipe adversaria que passou mal no meio do jogo, salvando assim a sua vida.
- O time das 11 melhores jogadoras
Endler (Goleira), Bronze (Lateral), Leon (Lateral), Williamson (Zagueira), Renard (Zagueira), Walsh (Meia), Putellas (Meia), Oberdorf (Meia), Kerr (Atacante), Morgan (Atacante) e Mead (Atacante).
- O time dos 11 melhores jogadores
Courtois (Goleiro), Hakimi (Lateral), João Cancelo (Lateral), Van Dijk (Zagueiro), Kevin De Bruyne (Meia), Modric (Meia), Casemiro (Meia), Messi (Atacante), Mbappé (Atacante), Benzema (Atacante) e Haaland (Atacante).
- Melhor Jogador do Mundo – Lionel Messi
O atacante argentino de 35 anos e jogador do Paris Saint-Germain empilha mais um troféu de melhor do mundo. O atual campeão mundial pela Argentina agora atualiza sua lista de prêmios The Best para 7 canecos.
- Melhor Jogadora do Mundo – Alexia Putellas
A espanhola, capitã e meio-campista do Barcelona, de 29 anos, comemorou o prêmio, discursou sobre o futebol feminino e agradeceu às suas companheiras de equipe, além de amigos e familiares.
Por Paulo Karam – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira