Faz parte do nosso estilo de trabalho, contar os bastidores de algumas competições, tanto para o público ficar sabendo do que acontece fora da telinha, quanto os futuros jornalistas que podem usar as informações em uma cobertura.
Hora de acompanhar o Torneio Internacional de Basquete, promovido pela FIBA, com solicitação de credenciamento internacional para o Fim de Jogo. E tudo deu certo. (fotos Celso Pupo)
O Torneio Final Four
A competição reúne quatro clubes – San Lorenzo, AEK, Flamengo e Austin Spurs – e está sendo realizado na Arena Carioca I, no Parque Olímpico na Barra da Tijuca. O formato é o Final Four, com duas semifinais, na sexta, 15 de fevereiro, seguindo no domingo pela com disputa de terceiro lugar e a final. O Flamengo é o anfitrião do torneio; Austin Spurs é campeão da NBA G-League; AEK, campeão da Liga dos Campeões de Basquete; e San Lorenzo, campeão da CTV Liga das Américas.
Ingressos
Existem dois tipos de entradas, com ingresso diário, válido para um dos dois dias (para sexta-feira, 15 de fevereiro ou para domingo, 17 de fevereiro), cujo preço varia de $9 USD (35 reais) a $35 USD (130 reais). O ingresso global, que tem acesso aos quatro jogos que são disputados nos dois dias e que custam entre $15 USD (60 reais) a $52 USD (200 reais). Os ingressos podem ser comprados aqui.
Resultados da Sexta-feira
No primeiro jogo, o San Lorenzo que antes jogava bem, decepcionou e perdeu para AEK por 86 a 64. No jogo seguinte o Flamengo jogou com tranquilidade e não teve problemas para vencer o Austin Spurs – 90 x 58.
A final acontece no domingo às 18h, na Arena Carioca, entre Flamengo x AEK.
Ação Social e Intervalo
Várias crianças de ONGs e projetos sociais nas arquibancadas da Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, entre elas de Pavuna e Santa Cruz. As parcerias foram feitas com a FIBA. Brincaram, dançaram, torceram e aproveitaram para se envolver com o esporte. Ainda aproveitaram as apresentações no intervalo da partida.
E no intervalo de jogo #InternationalCup @FIBAIC pic.twitter.com/9yksonffhS
— Fim de Jogo (@fimdejogo) 15 de fevereiro de 2019
Presença da Ong Esporte e Cidadania de Pavuna. Um ótimo incentivo pra garotada 👏👏👏👏 @FIBAIC #IntercontinentalCup pic.twitter.com/PeaV21tI7q
— Fim de Jogo (@fimdejogo) 15 de fevereiro de 2019
Homenagens aos Garotos do Ninho
Minuto de silêncio nos dois jogos, bandeiras, músicas. Mais um dia com homenagens dos times convidados, do Flamengo e do público que veio até a Arena Carioca 1.
Cobertura da Imprensa
O procedimento de credenciamento foi através da FIBA, no site internacional, com a primeira resposta ok do recebimento e depois envio de email com o ok para o pedido. Depois disso, também recebemos o Media Manual que incluía os procedimentos nas mídias sociais.
Diferente da Conmebol, os jornalistas podem utilizar celulares e tablets para registros dentro de quadra, sem filmagem do jogo. Antes do início dos jogos, era permitido filmar, inclusive e entrada dos times.
O que não podia? Os jornalistas credenciados como imprensa não podiam usar equipamentos profissionais para fotos e filmagem, que dependia de um credenciamento específico. Na nossa opinião, a decisão é lógica e acertada.
A estrutura de trabalho incluía sala de imprensa para coletiva, além de bancada, com cabos de rede, tomadas embaixo das mesas e acesso wifi. Tão simples não é? Parece tão óbvio que não dá para entender porque isso não se torna uma decisão rotineira.