No dia 10 de outubro (sexta-feira) será eleita a cidade-sede dos Jogos-Americanos de 2031, durante a Assembleia Geral Extraordinária do Esporte Panam. Serão computados 53 votos, e a cidade que obtiver a maioria absoluta conquistará o direito de organizar os Jogos. (foto divulgação Panam Sports)
O Panam Sports Channel vai transmitir ao vivo a votação neste link – www.panamsportschannel.org.
As cidades receberam, durante a semana, a visita das delegações, que estiveram em várias instalações para avaliação. As duas cidades candidatas, Rio-Niterói, no Brasil, e Assunção, no Paraguai, atenderam a todos os requisitos estabelecidos pela Panam Sports.
Os Jogos já aconteceram no Rio com excelentes resultados, além da Rio 2016, com muitas instalações disponíveis e prontas para sediar os Jogos Pan-Americanos. Se selecionado, o Brasil sediará os Jogos pela terceira vez, depois de São Paulo em 1963 e Rio de Janeiro em 2007.
A Candidatura Rio-Niterói planeja utilizar todas as instalações que são legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, além de construir algumas instalações esportivas em Niterói e a Vila Pan-Americana, no coração do Rio de Janeiro.
A Votação
A Assembleia Geral Extraordinária em Santiago, Chile, incluirá uma apresentação da Comissão de Avaliação, que visitou as duas cidades na semana passada. Na sequência, as cidades candidatas farão suas apresentações. A ordem das apresentações será definida por sorteio na reunião do Conselho Executivo, em 9 de outubro.
Serão 40 minutos para fazer a apresentação e perguntas durante 20 minutos. Depois acontece a votação. A Panam Sports informou que a empresa de tecnologia responsável pela votação será a Lumi Global, a mesma empresa usada pelo Comitê Olímpico Internacional para suas eleições.
Os votos são divididos em 41 votos, um para cada país-membro, e, de acordo com o Estatuto da organização, 12 países têm um voto adicional por terem sediado os Jogos Pan-Americanos. São eles: Estados Unidos, Canadá, México, Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Brasil e Argentina.
A cidade que tiver 27 votos ou mais na eleição será a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031.