Campeonato Carioca 2021

Entendendo o Campeonato Carioca 2021

Facebooktwitterpinterest

O Campeonato Carioca de 2021 terá um novo formato. Este ano, a Taça Guanabara será em turno único, no sistema de pontos corridos, e a Taça Rio será disputada à parte pelos clubes que não se classificaram para a semifinal e final da Taça GB. A fase principal tem início no dia 27 de fevereiro e contará com 12 clubes.

A fase preliminar está em andamento desde o dia 16 de janeiro. O clube que vencê-la, se junta aos demais para a disputa da Taça Guanabara. Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Macaé, Madureira, Portuguesa, Resende, Vasco, Volta Redonda e o campeão da fase preliminar disputarão o Carioca 2021.

Há muito tempo tem se discutido uma reformulação no formato dos Estaduais. Com a temporada de 2020 “invadindo” a de 2021, já que Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores ainda estão em disputa, não teve outro jeito: encurtar o Cariocão 2021. O novo modelo também será o da edição de 2022 do Campeonato Carioca.

Taça Guanabara

Os times jogam entre si e o clube que fizer mais pontos será considerado o campeão da Taça GB. Os quatro primeiros colocados disputarão a semifinal, em partidas de ida e volta. O primeiro e segundo colocados jogam, respectivamente, com o terceiro e o quarto. Eles têm a vantagem do empate e do mando de campo.

A final também será em duas partidas, sem vantagem para nenhum dos times. Se o jogo terminar empatado, a decisão será nos pênaltis. O vencedor será o campeão do Campeonato Carioca de 2021.

Taça Rio

Essa será uma disputa à parte entre os times que ocupam da 5ª a 8ª posição na Taça Guanabara. As semifinais e a final serão nos mesmos moldes da Taça Guanabara.

O campeão da Taça Rio ocupará a quinta posição na classificação geral e o vice a sexta. A equipe com o menor número de pontos na classificação geral será rebaixada para a Série A2.

Primeira Rodada – 27 ou 28 de fevereiro

  • Resende x Fluminense – Local e horário a definir
  • Volta Redonda x Madureira – Local e horário a definir
  • Botafogo x Boavista – Nilton Santos
  • Flamengo x Campeão da Fase Preliminar – Maracanã
  • Macaé x Bangu – Local e horário a definir
  • Vasco x Portuguesa – São Januário
Facebooktwitterpinterest

Post Author: Patricia Bernardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *